Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Docente de história participa de ciclo de estudos sobre cultura caipira

Docente de história participa de ciclo de estudos sobre cultura caipira

por Angela Rodrigues publicado 11/06/2018 05h00, última modificação 11/06/2018 12h44

Para debater sobre o tema cultura caipira com a população, o professor do curso de história da Unimep, Uassyr de Siqueira, participa nesse sábado, dia 9 de junho, do Ciclo de Estudos sobre Cultura Tradicional e Contemporaneidade. O evento, que é gratuito e aberto a todos os interessados, ocorre na Praça da Bandeira “Comendador Jorge Tanaka”, das 10h às 22h, no município de Pereira Barreto (SP).

No encontro, Siqueira será mediador do debate “Imaginários de um Brasil Caipira”, que terá como participantes: Mário de Andrade, Juliana Pérez e Tiago Gonçalves. A roda de conversa será promovida das 10h às 12h.

O Ciclo de Estudos sobre Cultura Tradicional e Contemporaneidade é direcionado a pesquisadores, violeiros, artistas, produtores, educadores, músicos, estudantes, pesquisadores de cultura popular, gestores e demais interessados no tema cultura caipira.

O evento terá debates nos períodos manhã e tarde. O encerramento do encontro será com o show Moda de Rock, às 21h. A programação completa está disponível nesse portal

Música caipira – O universo da música caipira faz parte da trajetória acadêmica de Siqueira. Em seu projeto de pós-doutorado: Música Sertaneja, Trabalho e Política, concluído pelo Instituto de Arte da Unicamp, ele analisou as relações entre o trabalho, a política e a música caipira produzida na região de Piracicaba.

Além de docente, ele também é músico autodidata, toca viola caipira e compõe a Orquestra Filarmônica de Violas de Campinas.

O Ciclo de Estudos sobre Cultura Tradicional e Contemporaneidade é promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto, Poesias e Oficinas Culturais.
 

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa Unimep
Foto: acervo 
Última atualização: 08/06/2018