Docente de matemática ministra curso de formação continuada
Uma nova tendência pedagógica vem ganhando espaço no ensino de matemática. Trata-se da metodologia de Resolução de Problemas, na qual o professor elabora a aula considerando que um determinado problema poderá desencadear novos conhecimentos matemáticos. Esse foi o conceito transmitido por Rosilda dos Santos Morais, docente da graduação de matemática da Unimep convidada a ministrar, em abril, o curso de formação continuada A Resolução de Problemas nas Aulas de Matemática no Ensino Fundamental. A iniciativa reuniu 42 professores da área da rede municipal de Mogi-Guaçu.
Rosilda acrescenta que apesar de essa tendência pedagógica estar presente nos discursos acadêmicos e documentos oficiais, não fazem parte, ainda, da realidade das salas de aula. Desta forma, há um movimento crescente de cursos de formação continuada que visam preparar professores da área para trabalhar com essas metodologias de ensino em suas aulas.
Na Unimep, o curso de matemática tem, em sua grade, a disciplina resolução de problemas que trabalha com os licenciandos as diferentes tendências pedagógicas no ensino de matemática. Os resultados tem sido muito satisfatórios, completa.
Participaram também do curso, Renata Roque, aluna do 5º semestre de matemática da Unimep e Rodrigo Rios, mestrando em educação matemática da Unesp.
Edição e texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa
Fotos: Fábio Mendes
Última atualização: 13/05/2011