Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Docente de odontologia, prof. Nicácio Hernandez, destaca diferenciais e contribuições do curso à comunidade

por Angela Rodrigues publicado 01/10/2021 05h00, última modificação 16/02/2022 12h06

Nos mais de 50 anos de trabalho na universidade, o hoje docente do curso de odontologia do campus Lins, o professor Nicácio Garcia Hernandez (foto ao lado), acumula milhares de lembranças, histórias e experiências.

Ele ingressou na instituição em fevereiro de 1962, e desempenhou diferentes funções: da equipe de serviços prestados ao setor de Administração, ele chegou a docente, coordenador e também diretor de faculdade por um período específico.

Sobre essa trajetória, os diferenciais do curso e outras experiências, ele concedeu entrevista ao Acontece Unimep. Confira os melhores trechos:

Acontece Unimep – Quais são as experiências mais significativas em sua trajetória como docente na Unimep?
Prof. Nicácio Garcia Hernandez – Vivi muitas histórias e experiências, em relação ao aprendizado e formação de profissionais. Precisaria de muito tempo para contar. Mas posso dizer: o que sempre nos move é fazer um trabalho coerente com a realidade na formação do profissional. Ao longo da vida como docente, vi muitos alunos que estavam perdidos no caminho e, a gente, com o trabalho de visitar repúblicas e muita conversa, conseguíamos recolocar esses alunos. Com conversa franca, amistosa, a gente transformava a vida dessas pessoas.

Acontece – Quais são as principais contribuições do curso de Odontologia para a cidade de Lins e região?
Prof. Nicácio: A Faculdade de Odontologia é um marco em Lins e região, porque é a 1ª escola particular de odontologia. Foi fundada em 14 de abril de 1954, e é um tempo que não dá para precisar tudo aquilo que a faculdade transformou ao seu redor com o seu curso de graduação. A verdade é que essas contribuições estão não apenas em Lins e região. Em todo o Brasil temos profissionais formados pela Faculdade de Odontologia. Toda e em qualquer cidade que passamos, sempre encontramos ex-alunos. Já tivemos alunos do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná, muitos da Amazônia, do Mato Grosso, Tocantins, Brasília. Sem dúvida, é um marco muito grande. É uma instituição com vasto número de profissionais que vivenciaram experiências clínicas em pacientes e laboratórios.

Acontece –
Quais são os diferenciais que o senhor considera os mais importantes da graduação?
Prof. Nicácio: Uma das experiências mais importantes para a Faculdade de Odontologia de Lins foi a criação da sua revista cientifica, que eu participei ativamente com um grupo de professores. A gente teve como meta, na época em que eu era diretor, criar essa revista e, com a colaboração de professores, nós conseguimos fazer isso. Importante dizer que esses professores são quase todos ex-alunos, e com período de trabalho relativamente grande na faculdade. Isso faz um elo de coesão grande com o ensino, aprendizagem e alunos.

Acontece Unimep -
Atividades voluntárias, projetos de extensão e atendimentos gratuitos fazem parte da história do curso. Como foi a sua participação nessas ações?
Prof. Nicácio: É importante dizer que em todas essas missões, em todas elas, sem exceção, fui eu quem selecionei os alunos. Muitas vezes fui contestado mas, quando se faz um trabalho voluntário tem de ter foco para perceber o que vamos fazer e como será feito. Só assim é possível dizer que o trabalho alcançará os seus objetivos e poderá ser realizado. Gostaria de complementar dizendo que no Estado de SP fizemos várias missões. Fizemos missões na cidade de Promissão, na cidade de Guaiçara, três na cidade de Cafelândia, uma em Águas de Santa Bárbara e uma na cidade de SP, em um hospital psiquiátrico. Foram experiências muito ricas mas também muito duras. Lembrando sempre que, quando eu digo a gente, estou me referindo à direção da mantenedora, que sempre nos apoiou, nos deu os recursos necessários para fazer as missões, aos professores que, direta ou indiretamente, nos ajudaram e principalmente, ao maior fator de sucesso: os alunos. A participação efetiva dos alunos tornou isso possível. Quando eu abria uma missão, sempre tinha um número enorme de inscrições e todos queriam participar. E, até hoje, esses alunos e ex-alunos comentam isso de todas as formas dizendo que foi a experiência mais rica que eles tiveram na Faculdade de Odontologia de Lins. Eu também considero isso. Considero que, realmente, o projeto de extensão que comandei nesse período é um marco.

Acontece Unimep –
Pode citar dicas que considera essenciais para os estudantes que estão prestes a entrar no mercado de trabalho?
Prof. Nicácio: A principal dica é gostar daquilo que vai fazer, tem de amar o trabalho. Também, tem de ser honesto e ter dedicação dia e noite, para se tornar um grande profissional. Além de respeito às pessoas, naturalmente.

Entrevista e texto: Assessoria de Comunicação Unimep
Fotos: acervo pessoal prof. Nicácio Garcia Hernandez