Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Docente de história participa de lançamento de obra e mesa redonda sobre Debret

Docente de história participa de lançamento de obra e mesa redonda sobre Debret

por Angela Rodrigues publicado 15/07/2016 05h00, última modificação 22/07/2016 09h52

Após mais de 70 anos, a obra J.B. Debret Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil, ganhou a sua segunda edição brasileira. O evento de lançamento da obra e mesa- redonda promovido no último dia 18 de junho, na Pinacoteca do Estado de São Paulo, teve a participação da professora do curso de história da Unimep, Valéria Alves Esteves Lima.  

Na iniciativa organizada para o lançamento da obra, a docente e pesquisadora abordou o papel de Debret como historiador, já que esta foi a abordagem dos estudos desenvolvidos por ela para o seu doutorado, concluído em 2003, e que também deu origem ao livro J.-B. Debret – Historiador e Pintor (Editora Unicamp), publicado em 2007.

“Além de pintor, Debret teve importante atuação como historiador do Brasil, no quadro das concepções historiográficas da época. Manifestou o desejo de inserir o Brasil no quadro das nações “civilizadas”, entendendo que um relato histórico poderia contribuir para esse propósito. Uma prova disso é que, além de "pitoresca", adjetivou sua obra como “histórica”, o que foi uma excepcionalidade nas publicações do gênero. Busquei, em minha fala, explorar a concepção de História que Debret manifesta na definição do plano de sua obra: os 3 volumes de Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil”, destacou ela.

Valéria conta que a nova edição da obra conta com texto introdutório de Jacques Lenhardt, pesquisador francês especialista na arte de Debret, e imagens de alta qualidade, resultado de um processo de edição de imagens da equipe da Imprensa Oficial do Estado de SP.

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unimep
Edição: Celiana Perina
Fotos: Fábio Mendes
Última atualização: 13/07/2016