Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Docente do mestrado em direito é aprovado em curso na Alemanha e participa de eventos internacionais

por Angela Rodrigues publicado 02/04/2019 08h00, última modificação 15/04/2019 20h49

O professor do curso de mestrado em direito da Unimep, José Renato Martins (foto ao lado), foi aprovado no processo de seleção realizado pela Escola Alemã de Ciências Criminais e Dogmática Penal Alemã, do Centro e Estudos de Direito Penal e Processo Penal Latinoamericano – Forschungsstelle für lateinamerikanisches Straf-und Strafprozessrecht. A instituição está ligada ao Departamento de Direito Penal Estrangeiro e Internacional do Instituto de Ciências Criminais da Universidade de Göttingen.

Seleção – Da seleção a qual participou o professor da Unimep, se inscreveram candidatos de todos os continentes. O resultado foi oficialmente divulgado em março.

Martins conta que, dentre os critérios principais de seleção para a admissão no curso, foram analisados os compromissos científico e acadêmico dos candidatos. Além disso, todos tiveram de comprovar interesse no desenvolvimento, intercâmbio e difusão das ciências criminais, seja por meio de manifestos nos estudos cursados, nas publicações e na participação em congressos, seja na atividade docente.

O curso o qual o professor fará na Alemanha terá duração de duas semanas e será promovido no período de 30 de setembro a 11 de outubro. Na programação, estão aulas e atividades acadêmico-científicas em todos os dias da semana e nos três períodos (manhã, tarde e noite). “Nesse ínterim, os alunos terão a oportunidade de conhecer e aprender com os maiores penalistas do mundo: Claus Roxin; Robert Alexy; Kai Ambos; Urs Kindhäuser; Cornelius Pritiwitz; Sebastian Scheerer; Manuel Cancio Meliá; entre outros”, destaca ele.

COLÓQUIO – Além de realizar o curso na Alemanha no segundo semestre, José Renato Martins também foi convidado a participar do Colóquio Luso-Brasileiro de Direito Ambiental, que ocorre nos dias 2 e 3 de maio na Faculdade de Direito da Universidade NOVA de Lisboa, em Portugal. O convite para participar do evento foi feito ao docente pela Associação dos Membros do Ministério Público do Meio Ambiente (Abrampa).

O tema do curso é “Ambiente Equilibrado como Direito Fundamental: a Problemática dos Resíduos Sólidos e o Uso de Energias Limpas”. Segundo Martins, o evento contará com a presença de acadêmicos e profissionais do direito de Portugal e do Brasil, bem como representantes de empresas que atuam no setor energético.

Ele conta que o convite se deu em virtude de sua atuação na área do direito ambiental, com pesquisas e obras publicadas relacionadas ao estudo da energia, e na área acadêmica. Além de docente da Unimep, Martins também é professor convidado do curso de pós-graduação da Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo – Núcleo Regional de Piracicaba.

Já em junho, o professor do mestrado em direito da Unimep terá novo compromisso internacional. Ele permanecerá por uma semana como professor visitante da Faculdade de Direito da Universidade Ludwig-Maximilians de Munique – Juristische Fakultät, Ludwig-Maximilians-Universität München, na Alemanha. As atividades serão realizadas entre os dias 17 e 21 de junho.

Ao longo desse período, José Renato Martins conhecerá as instalações da Universidade de Munique e da Faculdade de Direito. Além disso, também terá a oportunidade de participar de seminários jurídicos na área de direito penal, alemão e europeu, direito penal e processual penal, e direito penal empresarial, áreas de responsabilidade do professor Helmut Satzger.

Foto: acervo Unimep
Última atualização: 15/04/2019