Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Docente do PPGE participa de obra sobre educação ambiental

Docente do PPGE participa de obra sobre educação ambiental

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 24/11/2014 07h17, última modificação 26/04/2016 15h51

A professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Unimep, Maria Guiomar Tommasiello, a Magui, é autora de um dos capítulos do livro Paradigmas Metodológicos em Educação Ambiental, da Editora Vozes. A obra é organizada por Alexandre Pedrini e Carlos Saito, e reúne textos de cerca de 30 educadores ambientais de diversos estados do país. A obra pode ser adquirida pelo valor de R$49 no site da própria editora www.universovozes.com.br.

Com 208 páginas, a publicação possui 14 capítulos  divididos em três partes: referenciais metodológicos em educação ambiental; metodologias de intervenção em contextos variados da educação ambiental e síntese final. Magui é autora, junto com as educadoras Sônia Maria Carneiro e Martha Tristão, do capítulo 1.4 Educação Ambiental e a Teoria da Complexidade: Articulando Concepções Teóricas e Procedimentos de Abordagem na Pesquisa, presente na parte 1 do livro.

“São muitos os ensaios sobre a teoria da complexidade, mas pela natureza de um caminho de incertezas, de um método não linear, encontram-se poucos trabalhos empíricos que se utilizam dessa teoria, enquanto instrumento de análise científica. Assim, neste capítulo, além de debatermos princípios básicos da teoria da complexidade, sugerimos um possível caminho de investigação que inspire a trajetória de pesquisa científica, a partir de princípios e pressupostos do pensamento complexo sob uma abordagem sistêmica”, destaca Magui sobre seu capítulo.



Texto: Jéssica Rodrigues
Fotos: Fábio Mendes
Edição/coordenação: Celiana Perina
Última atualização: 18/11/2014

registrado em: