Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Docente do programa de eng. de produção lança 1ª obra digital

Docente do programa de eng. de produção lança 1ª obra digital

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 09/06/2011 10h12, última modificação 26/04/2016 15h47

A disponibilização da 1ª edição digital do livro Conformação Plástica dos Metais marca o ingresso de Iris Bento da Silva, docente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da Unimep, no universo literário. Silva, que leciona na Unimep há quase 30 anos, é um dos quatro autores que revisaram e atualizaram a 6ª edição. Nela estão reunidas as principais áreas de estudo do processo de conformação plástica (sistema pelo qual são moldadas peças mecânicas). 

A obra está disponível gratuitamente no link: http://www.fem.unicamp.br. Ao acessar o endereço, é necessário digitar o título de livro no campo de busca. Junto ao professor, participam também como autores: Ettore Bresciani Filho, na coordenação e revisão; Gilmar Ferreira Batalha, transcrição digital e revisão do original e Sérgio Tonini Button, na revisão geral da edição digital.

OBRA 

Com 257 páginas, a versão digital é dividida em três partes: processos, metalurgia e mecânica da conformação plástica. A publicação é dirigida a universitários, como leitura básica ou complementar para acompanhamento de aulas teóricas, e aos de pós-graduação, como texto para pesquisas mais aprofundadas, além de demais interessados. 

“Julgamos importante a atualização porque aproximadamente 80% das peças que conhecemos passa por esses processos, para em seguida, serem finalizadas”, complementa. Segundo ele, o processo de conformação plástica, que antes era só dos metais, atualmente inclui outros materiais como alumínio, bronze, entre outros.

Ao fazer a revisão da bibliografia, Silva aponta que foram adotados cerca de 50 novos livros e excluídos aproximadamente 20. O docente justifica a substituição: “Quando se trata de um livro clássico, ele permanece, pois os conceitos permanecem. No entanto, se são conceitos de gestão, é necessário revisá-los constantemente, pois tudo se atualiza rápido, independente da área”, completa. 

Conformação Plástica dos Metais é a 1ª obra de Silva, que conta em seu currículo a autoria de capítulos sobre sistemas de manufatura enxuta e seis sigma, dentre outros, em livros distintos.


Texto:
Angela Rodrigues
Fotos: Fábio Mendes
Edição: Celiana Perina
Última atualização: 09/06/2011

registrado em: