Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Docente e aluno da pós participam de projeto do Ministério do Esporte

Docente e aluno da pós participam de projeto do Ministério do Esporte

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 15/09/2014 07h44, última modificação 26/04/2016 15h51

Pamela Roberta Gomes Gonelli (foto ao lado) e Bruno de Souza Vespasiano (foto ao lado) , alunos do curso de doutorado em ciências do movimento humano da Unimep, foram selecionados em julho pelo Ministério do Esporte para atuarem como bolsistas no programa Esporte da Escola. Com a iniciativa, os doutorandos compõem a equipe de formadores do projeto e ministram cursos de extensão gratuitos para professores de educação física e monitores em escolas localizadas em diferentes cidades do país.

O Esporte da Escola é fruto da parceria entre os programas Segundo Tempo, do Ministério do Esporte, e Mais Educação, do MEC, desenvolvidos nas unidades de ensino da rede pública em período complementar ao do ensino regular e oferece práticas esportivas de lazer e recreação aos alunos.

Pamela, que também é docente e coordenadora de estágio do curso de educação física da Unimep, conta que o objetivo é capacitar os professores de educação física e monitores para que eles trabalhem com o esporte nas escolas, considerando a atividade não apenas como forma de rendimento, mas como meio educacional. “O intuito é que o aluno consiga relacionar o esporte e as práticas corporais com temas transversais”, afirma ela.

Vespasiano já desenvolveu o curso de extensão em Porto Alegre (RS) e Criciúma (SC), e até dezembro irá para Brasília, Bahia e Amazonas, dentre outras localidades. Ele conta que as capacitações que aplica geralmente têm a duração de dois a três dias e consistem em oficinas teóricas e práticas com conteúdos como futsal e outras modalidades esportivas. “Com os participantes trabalhamos a parte teórica para que eles levem isso para o cotidiano escolar deles. O objetivo é formar professores qualificados para que possam aplicar o conteúdo dos cursos aos próprios alunos”, acrescenta.

Já Pamela ministra aulas teóricas e práticas sobre esportes de invasão, de marca de rede, ginástica, esportes de aventura, lutas, capoeiras, dentre outras práticas corporais. “É uma experiência única, pois podemos observar como os professores de todo o Brasil estão tratando a disciplina educação física e a partir disso, colaborar para que a mesma seja mais bem formulada e que os alunos tenham dinâmicas diversificadas e tratados de maneira a transcender”, destaca a docente.

Na Unimep, a dupla é orientada pelo professor Marcelo de Castro César, docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Faculdade de Ciências da Saúde (Facis) da Unimep. Além dessa orientação, os doutorandos também passam por avaliações da equipe administrativa do Ministério do Esporte neste programa, que os acompanha em cada curso.

Texto: Angela Rodrigues
Fotos: divulgação