Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Docente expõe panorama da gestão de cadeias de suprimentos em evento no Rio Grande do Norte

Docente expõe panorama da gestão de cadeias de suprimentos em evento no Rio Grande do Norte

por ceperina — publicado 06/06/2016 03h00, última modificação 03/06/2016 14h25

Com a apresentação de fatores que facilitam e dificultam a realização da gestão de cadeias de suprimentos no país, além de casos de sucesso dos setores automobilístico, aeronáutico, agronegócio e distribuição de bens no Brasil, o professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Unimep, Sílvio Roberto Ignácio Pires, realizou a palestra de abertura da 10ª Semana de Engenharia de Produção (SEP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O evento ocorreu em Natal, RN, e a palestra ministrada por ele teve como título Um panorama atual da gestão de cadeias de suprimentos no Brasil. O convite para a participação de Pires partiu dos próprios organizadores do evento, que teve como tema central A Importância da Engenharia de Produção na Cadeia de Suprimentos.

“O convite veio por conta de minhas pesquisas, orientações, e publicações na área de gestão de cadeias de suprimentos e, principalmente, pelo fato de meu livro intitulado Gestão da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management) lançado pela editora Atlas ser o pioneiro e o mais vendido e citado no país sobre o tema. Já a palestra foi baseada no capítulo intitulado “The current state of Supply Chain Management in Brazil”, coordenado pela Universidade de Oxford e publicado pela Editora Springer no ano passado. Em função da atual crise pela qual passa o país, tive que fazer alguns ajustes ao que fora publicado em 2015 e que escrevi em 2014”, destaca ele.

Foi a primeira participação do docente no evento e, de acordo com organizadores, a palestra ministrada por ele reuniu aproximadamente 500 pessoas, dentre estudantes de graduação e pós-graduação em engenharia de produção, professores da área, profissionais de empresas e prestadores de serviços logísticos da região de Natal.

Além da palestra de abertura da iniciativa, Sílvio Pires também concedeu entrevista a representantes de um site local, para o qual falou sobre a potencialidade do empreendedorismo na gestão de cadeias de suprimentos. O docente participou ainda de reunião com os alunos do centro acadêmico em engenharia de produção da UFRN e organizadores do evento sobre as perspectivas do mercado de trabalho e a sua trajetória como engenheiro de produção.


TRAJETÓRIA 
Sílvio Pires é graduado em engenharia de produção pela UFSCar, mestre e doutor em engenharia de produção pela USP. Possui pós-doutorado pelo IMD (Suíça) e Instituto de Empresa (Espanha). Tem 30 anos de experiência na indústria e na academia, principalmente na área de gestão da produção, gestão da cadeia de suprimentos e logística.


Texto:
Angela Rodrigues
Fotos: divulgação
Edição: Celiana Perina
Última atualização: 06/06/2016