Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Docente fala sobre tendências da pós-graduação em conferência

Docente fala sobre tendências da pós-graduação em conferência

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 14/05/2015 09h24, última modificação 26/04/2016 15h52

“A tendência é que nos próximos anos a área de educação cresça ainda mais”, ressalta  o professor titular do Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação da USP e doutor em educação, Romualdo L. P. de Oliveira. Ele esteve na Unimep para falar sobre a pós-graduação no Brasil, espaço em que falou sobre as tendências e o cenário da área. O evento foi realizado pela coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Unimep.

Segundo Oliveira, há um aumento na demanda por cursos de pós-graduação, particularmente na educação: “com o início dos mestrados profissionais, há uma demanda adicional por parte de profissionais das redes públicas de ensino”.

Ele também falou da importância de uma especialização: “em primeiro lugar, a pós-graduação é certificadora, ou seja, certifica mestres e doutores preparados para a pesquisa e o ensino de graduação, assim, habilita a pessoa progredir na carreira ou abrir novas perspectivas.”

CURSOS IRREGULARES

O docente ainda ressaltou que existem cursos irregulares operando no Brasil. De acordo com ele, os que emitem diplomas válidos são aqueles reconhecidos pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). “Esses cursos irregulares são prejudiciais porque ludibriam as pessoas com a perspectiva de um diploma que lhes permitiria ampliar suas possibilidades profissionais, mas como não são reconhecidos, o diploma não tem validade”, alerta.

Para conhecer cursos regulares, ele indicou acessar a página da Capes, pelo www.capes.gov.br/cursos-recomendados. O aluno também pode conferir a página do MEC no www.emec.mec.gov.br

Texto/foto: Serjey Martins
Coordenação/edição de texto: Celiana Perina