Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Docente lança livro sobre direito à educação de qualidade

Docente lança livro sobre direito à educação de qualidade

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 09/04/2013 07h39, última modificação 26/04/2016 15h49

Dialogar direito e educação é o objetivo da obra “Justiça pela Qualidade na Educação”, produzida com a participação do docente de graduação e mestrado em direito da Unimep, Richard Pae Kim (foto). O livro, que teve lançamento no último dia 2, foi publicado pela editora Saraiva em parceria com o movimento Todos Pela Educação e a ABMP (Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude), órgão no qual o professor atua como vice-presidente. Em 824 páginas, a coletânea apresenta artigos de 35 autores, dentre eles juristas, educadores, membros do conselho federal de educação e o secretário de educação da capital paulista.

Voltada para educadores e profissionais da área jurídica, a obra traz artigos sobre o direito de todo cidadão à educação com qualidade, defendida pela Constituição Federal de 1988. Neste sentido, o tema é trabalhado em duas abordagens diferentes: pela área do direto e pela área da educação.

“As últimas pesquisas nos mostram como a posição do Brasil é péssima em termos de cumprimento de metas de educação. De dez crianças que saem do ensino fundamental, apenas duas têm conhecimento em português e uma em matemática, infelizmente. Temos que nos movimentar e ultrapassar essa barreira. Todos os envolvidos com a educação tem sua parcela de responsabilidade, os gestores eleitos, os secretários municipais e estaduais, entre outros”, afirma o docente Kim. Para ele, a expectativa é de que a obra seja utilizada como base de consulta e instrumento de trabalho para os profissionais de direito nas questões educacionais.

Lançamento – O lançamento do livro ocorreu no último dia 2, em São Paulo, na USP (Universidade do Estado de São Paulo), em um seminário internacional que refletiu sobre o tema. Participaram do evento professores de países como Holanda, EUA, Portugal, Espanha, e o relator especial da ONU (Organização das Nações Unidas), Kishore Singh.

Texto: Larissa Molina
Fotos: divulgação e Fábio Mendes