Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Docente ministra palestra na Universidade de Sorbonne Nouvelle

Docente ministra palestra na Universidade de Sorbonne Nouvelle

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 05/12/2012 12h20, última modificação 26/04/2016 15h49

A professora do curso de história da Unimep, Virgínia Camilotti, promove, no  próximo dia 8, uma palestra para alunos de mestrado e doutorado da área de  cultura brasileira da Université Sorbonne Nouvelle, em Paris, França. A  docente foi convidada para ministrar a palestra pela também docente Claudia  Poncioni, da Universidade de Paris - Sorbonne Nouvelle, com quem atualmente  desenvolve trabalhos para a produção de um livro.

A palestra a ser ministrada por Virgínia está ligada à linha de pesquisa  Raconte la vie, que significa contar uma vida, tema definido pela docente da  Sorbonne. “Nessa perspectiva, apresentarei imbricações entre a vida e a obra  e a recepção crítica do literato e jornalista João do Rio”, conta Virgínia.  A figura e a produção literária de João do Rio, pseudônimo adotado pelo  jornalista João Paulo Emílio Cristóvão dos Santos Coelho Barreto (1881-1921), foram objetos de estudo e pesquisa de Virgínia para a tese de  doutorado, intitulada João do Rio: ideias sem lugar, e também, antes, para a  dissertação de mestrado: João do Rio e/ou Paulo Barreto: a crítica literária  e a construção de uma imagem. Além disso, os estudos sobre o jornalista  resultaram também na produção do livro João do Rio: ideias sem lugar (350  páginas), lançado em 2008, pela editora Uberlândia.

Colóquio – Além de ministrar a palestra, Virgínia também participou no  período de 29/11 a 1º/12 do Colóquio Internacional Interdisciplinar –  Literatura, viagens e turismo cultural no Brasil, na França e em Portugal,  também promovido na Sorbonne. Nesse evento, a docente compôs a mesa  intitulada Do viajante ao turista, na qual apresentou o tema:  Portugal “d´agora” de João do Rio: flagrantes de temporalidade e cartografia  de afetos. Em sua exposição, ela apresentou uma análise do livro de crônicas  de viagem elaborada por João do Rio, sobre a sua primeira viagem à Europa.  Desse colóquio, participaram docentes e pesquisadores de instituições de  ensino da França, do Brasil e de Portugal.

Texto: Angela Rodrigues
Fotos: Fábio Mendes