Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Docente participa de mesa-redonda no Nic.br

Docente participa de mesa-redonda no Nic.br

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 25/05/2013 11h07, última modificação 26/04/2016 15h49
O coordenador da graduação tecnológica e do curso de especialização em redes de computadores da Unimep, Samuel Henrique Bucke Brito (foto), foi convidado pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto Br (Nic.br) a participar de uma mesa-redonda no evento IPv6 no Café da Manhã. A iniciativa ocorre no próximo dia 28, na sede do Nic.br, em São Paulo, e tem como objetivo discutir a implantação do IPv6 (protocolo da internet) nas universidades brasileiras.

Ipv6 – O tema está em constante discussão devido o esgotamento do IPv4, os conhecidos números de IP responsáveis por identificar, na rede, o computador que o usuário está conectado e possibilitar a troca de informações. Com isso, existe a possibilidade de, em 2014, apesar da disseminação cada vez maior de dispositivos móveis conectados à internet, a rede se encontrar estagnada, sem aceitar novos usuários e desatualizada.

Brito foi convidado a participar do evento para apresentar o processo de inclusão do novo protocolo da internet, o Ipv6, na Unimep, além de falar sobre o credenciamento internacional, recebido em fevereiro. O docente é o primeiro profissional e quarto no mundo a se tornar engenheiro de rede certificado a trabalhar com o IPv6, pelo IPv6 Forum, órgão internacional, responsável pela disseminação do novo IP.

Na ocasião, representantes da USP (Universidade de São Paulo), Unicamp (Universidade de Campinas), da Unesp (Universidade Estadual Paulista) e da Ufscar (Universidade Federal de São Carlos), dentre outras, também irão compartilhar experiências, casos de sucesso e dificuldades relacionados ao novo protocolo.

Nic.br – O  Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR é uma organização de abrangência nacional na hierarquia da governança da internet. Desde 2005, o grupo implementa as decisões e os projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

Texto: Larissa Molina
Fotos: Fábio Mendes