Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Docente tem dois contos publicados em livro de Maitê Proença

Docente tem dois contos publicados em livro de Maitê Proença

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 15/06/2013 11h56, última modificação 26/04/2016 15h50
“Nanoconto de Eleição” e “Parangolés” são os dois contos produzidos pelo docente do curso de letras-língua portuguesa da Unimep, Alexandre Bragion. Os textos foram selecionados, dentre mais de 1.600, para ser publicado no livro \"É Duro Ser Cabra na Etiópia\", organizado pela artista da Rede Globo, Maitê Proença. A obra traz 169 contos de autores que até então eram desconhecidos, em 274 páginas, bem como histórias redigidas por escritores renomados, tais como José Eduardo Agualusa, Carlos Heitor Cony, Tatiane Salem e Antonio Prata. O lançamento ocorreu no início de maio, na livraria Travessa do shopping Leblon, no Rio de Janeiro.

\"É Duro Ser Cabra na Etiópia\" foi publicado pela editora Agir e está à venda nas livrarias (valor aproximado - R$ 30). Até o momento, já foram vendidos 100 mil exemplares. A obra foi elaborada a partir de uma seleção dos melhores contos recebidos por Maitê Proença, por meio de um concurso em seu blog. Todos os textos deveriam ser humorísticos e redigidos em até 1.500 caracteres.

Contos – A história “Parangolés”, redigida por Bragion, dispensa a presença de narrador e se estrutura em um diálogo. Segundo o docente, o conto narra uma história engraçada vivenciada por uma amiga em uma cidade de interior. Já “Nanoconto de Eleição”, mostra, em 140 caracteres, a repulsa de um cidadão brasileiro diante de uma foto de candidato em uma urna eletrônica. “Como a proposta do livro da Maitê era a de se trabalhar com textos muito curtos, a narrativa de cada um dos meus contos ficou bastante condensada. A proposta que tinha em mente era a de criar algo que, dentro de um curto espaço textual, pudesse provocar humor e não caísse na estrutura de uma piada, por exemplo”, destaca Bragion (foto).

Os contos foram encaminhados ao concurso em 2011 e podem ser acessados no blog da artista (www.maite.com.br/cabra), no ícone “textos pré-selecionados”.

 
Texto: Larissa Molina
Fotos: Fábio Mendes
Edição de texto: Angela Rodrigues
Última atualização: 15/06/2013
registrado em: