Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Docentes compartilham conteúdo digital após participação em curso online da Eurosci Network

por Angela Rodrigues publicado 31/08/2020 05h00, última modificação 31/08/2020 17h47

Os docentes de distintos programas de mestrado e doutorado da Unimep: Thel Augusto Monteiro, Remo Augusto Padovezi Filetti e Cinthia Lopes da Silva participaram, em julho, do curso online Online Teaching in International Higher Education oferecido pela Eurosci Network.

A participação dos docentes nessa capacitação ocorreu por meio de edital e bolsa de estudo oferecida pela Assessoria Internacional da universidade.

Ao longo e após a conclusão do curso, eles desenvolveram e realizaram ações distintas no ambiente online, em suas respectivas áreas de pesquisa e atuação.

TECNOLOGIA – Ao longo do curso, o prof. Thel Augusto Monteiro, docente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Unimep pode conhecer e se familiarizar mais com dicas e sugestões sobre configurações do estúdio pessoal; tipos de equipamentos e métodos para o gerenciamento de alunos com engajamento via plataformas de aprendizagem online. Além disso, pode conhecer diversas opções para sistemas de gerenciamento de conteúdo e dialogar sobre a importância do trabalho em equipe além das fronteiras geográficas.

Segundo destaca, o docente pode compreender tudo o que pode oferecer e como pode fazer mais pelos alunos, além de aproveitar ao máximo as vantagens que o ambiente online oferece.

“Os professores precisam empregar novas técnicas e tecnologias para garantir que seus cursos aproveitem ao máximo o ambiente online. É fato que as aulas online não vão acabar - as inscrições continuam a crescer ano após ano. E o cenário de pandemia em que vivemos apenas antecipou o processo. Além disso, a educação online aumenta o acesso de alunos que, com obrigações familiares e de trabalho, não poderiam cursar uma universidade presencialmente. Essas pessoas são nossos alunos tanto quanto aquelas que estão no campus, e também merecem o melhor ensino que podemos oferecer”, afirma ele.

“O curso também mostrou como nós, professores do ensino superior, temos condições de mesclar classes de alunos de diferentes países e as estratégias para o financiamento internacional do ensino online em outros países”, aponta Thel.

Uma das atividades realizadas por ele após a conclusão do curso foi a aula online aberta, promovida no dia 13 de agosto, sobre marketing e comunicação no varejo. A aula foi transmitida diretamente pelo canal da Eurosci Network, no Youtube.

FERRAMENTAS –
Remo Augusto Padovezi Filletti, docente da Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da Unimep, que também realizou o curso online, no período de 2 a 23 de julho.

Ele conta que por meio da iniciativa foi possível aprender mais sobre a utilização de métodos e ferramentas de aprendizado que visam aumentar o engajamento e a participação dos alunos nos cursos.

“Para além de conceitos como gameficação e apresentação de plataformas virtuais de ensino (ex.: Moodle e Blackboard), o curso também abordou fatores importantes para a realização de aulas online, como qualidade da câmera, iluminação a preparação da imagem/tela a ser transmitida”, destacou.

Para ele, os resultados foram bastante positivos. “O curso foi muito bom, vai ajudar bastante na preparação do conteúdo das disciplinas e das minhas aulas, em especial nesse momento em que as aulas continuarão online”, pontuou.

VÍDEOS E LIVES – Para a docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPG-CMH), Cinthia Lopes da Silva, os resultados alcançados por meio da capacitação foram bastante válidos. Também foi a primeira vez que ela participou do curso internacional da Eurosci Network, por meio do qual pode conhecer mais sobre o uso de equipamentos para aulas online; softwares e até exemplos de jogos.

“De imediato, fiz algumas melhorias em meus equipamentos, no ambiente onde ministro as aulas de modo remoto em decorrência da pandemia, e, também, fiz vídeos como forma de mostrar um dos cursos que ministro na universidade. Também produzi vídeo sobre uma pesquisa financiada pela Fapesp. Ambos são formas de promoção do meu trabalho e da Unimep. Acabei conhecendo as várias possibilidade que temos com a gravação dos vídeos, que podem ser ensinadas aos alunos também, além de ser meio de favorecer a dinâmica das aulas e da construção de conhecimentos”, pontua ela.

Após a realização do curso internacional “Online Teaching in Internacional Higher Education”, além dos vídeos, Cinthia também já participou de uma live. Todas as ações estão relacionadas à sua área de pesquisa e atuação.

Os vídeos podem ser acessados nesses links: vídeo 1: https://www.youtube.com/watch?v=B154WYqNodc  e vídeo 2: https://www.youtube.com/watch?v=1wVUX4fEwJQ

Além dos docentes Thel Augusto Monteiro, Remo Augusto Padovezi Filletti e Cinthia Lopes da Silva, participou do curso online internacional da Eurosci Network, a profª Eliciane Maria da Silva, coordenadora do curso de engenharia de produção da Unimep.

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa Unimep
Fotos: banco de imagens