Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Docentes estudam estratégias de marketing social em empresas e mostram resultado em livro

por ceperina — publicado 26/05/2016 05h00, última modificação 25/05/2016 09h56

O resultado do estudo de casos de responsabilidade social corporativa e estratégias de marketing social, dentre os quais os desenvolvidos por empresas como Avon, Natura e Boticário, acaba de ser lançado pelas docentes Teresa Dias de Toledo Pitombo e Nadia Kassouf Pizzinatto, ambas docentes do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Unimep. Trata-se do livro Marketing Social: Estudo de Casos nas Indústrias de Cosméticos Brasileiras, lançado nesse mês pela Editora Novas Edições Acadêmicas. Com 100 páginas, a obra é direcionada a pesquisadores e interessados em assuntos relacionados à responsabilidade corporativa e marketing social. Já está à venda no site da Editora: http://bit.ly/1T8mdZ8, ao valor de 32.90 €.

No livro, as autoras abordam a responsabilidade social corporativa e as estratégias de marketing social que as empresas podem assumir para adequar os objetivos organizacionais aos dos consumidores e da sociedade. “Portanto, os objetivos de maximização dos lucros adicionam-se, com esse novo enfoque de gestão, aos ganhos de imagem e valorização da marca perante o mercado e a sociedade. A Avon mantém o Instituto Avon e, desde 1992, desenvolve projetos de combate e prevenção ao câncer de mama, como o Projeto Um beijo pela Vida. O Boticário mantém desde 1990 uma Fundação de Amparo à Natureza. A Natura mantém projetos nas áreas de educação, cultura, cidadania e meio ambiente, como por exemplo o Projeto Crer para Ver”, detalha Nadia.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

A docente também conta que a obra se baseia no Continuum da colaboração de Austin, que identifica que as parcerias de uma organização em relação à responsabilidade social corporativa passam por etapas: a filantrópica, a transacional e a integrativa. “Nelas, há avanços no comprometimento da empresa em relação ao alinhamento estratégico, aos ideais e valores da colaboração e ao gerenciamento do relacionamento”, afirma.

De acordo com a profª Teresa, a iniciativa de produzir o livro surgiu com a continuação de pesquisa desenvolvida por ela para a dissertação de mestrado, em 2005. “O livro é resultado expandido da minha dissertação de mestrado; a pesquisa foi realizada de 2000 a 2005 e posteriormente estendida até 2010”, afirma. Nadia acrescenta que o primeiro período de pesquisa foi desenvolvido no mestrado em administração da profª Teresa e posteriormente foi atualizado para a publicação artigo na obra Marketing Social dans le secteur de cosmétiques: Étude de Cas Multiples à la  période de 2000 a 2011, assinado por Teresa, Nadia e pelos professores Luiz Henrique Lima Faria e  Antonio Carlos Giuliani.

AUTORAS

Teresa Dias de Toledo Pitombo é mestre e doutora em administração pela Unimep e tem artigos publicados em periódicos e capítulos publicados em 13 livros, dentre os quais Administração de Varejo para Pequenas e Médias Empresas, organizada pelo prof. Antonio Carlos Giuliani e Gestión y Marketing en la Realidad Latinoamericana, organizada por Nadia Kassouf Pizzinatto e Andrea Kassouf Pizzinatto, além de trabalhos publicados em congressos.

Nadia Kassouf Pizzinatto é administradora e economista pela Unimep, mestre e doutora em administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV), pesquisadora e consultora organizacional, além de docente do PPGA da Unimep. Tem mais de 70 artigos publicados em periódicos, nove livros de sua autoria ou organização e capítulos publicados em 62 obras.

Texto: Angela Rodrigues
Edição e coordenação: Celiana Perina