Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Docentes da Unimep e representantes da Prefeitura de Santa Bárbara planejam projetos para os alunos

por Angela Rodrigues publicado 07/05/2019 05h00, última modificação 07/05/2019 10h38

Parte da equipe diretiva da Unimep e docentes do campus Santa Bárbara d´Oeste visitaram a nova ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Toledo II, localizada no município barbarense, juntamente com autoridades locais, na última terça-feira, dia 16. A iniciativa teve como objetivo criar parcerias para o envolvimento de cursos da universidade com a estrutura do serviço de saneamento, para projetos práticos e pesquisa.

Estiveram presentes no encontro a profª Rosana Borges Zaccaria, diretora de extensão e cultura da Unimep; o prof. Aparecido dos Reis Coutinho, diretor da unidade do campus barbarense; Rafael Razuk Garcia, coordenador dos cursos de engenharia elétrica e engenharia de controle e automação; Daniel Luís Garrido Monaro, gestor da Incubadora de Empresas José João Sans, localizada em Santa Bárbara e professor da Unimep, e também os integrantes da administração do município: Rafael Piovezan, vice-prefeito do município, Rafael Piovezan, Miguel Brito, secretário de desenvolvimento econômico.

Conforme conta Monaro, um dos resultados e objetivos da aproximação é o de viabilizar ações em conjunto com a universidade para o desenvolvimento trabalhos práticos com alunos, além de realizar projetos de pesquisa e planejar visitas técnicas dos alunos da universidade à nova ETE. “O encontro foi extremamente positivo. A estação de tratamento de Santa Bárbara é automatizada, um projeto inovador e de elevada eficiência no tratamento do esgoto antes de se devolver a água para leito do rio. Nesse sentido, vemos como possibilidade interações entre a Unimep e a prefeitura para visitas técnicas de cursos de graduação e extensão, assim como projetos de iniciação científica e de pesquisa para várias áreas da engenharia”, destaca o professor.

Texto: Daniela Borges
Edição: Angela Rodrigues