Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Docentes da Unimep participam de programação no Dia do Terra Madre

Docentes da Unimep participam de programação no Dia do Terra Madre

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 07/12/2009 09h45, última modificação 26/04/2016 15h45

Em mais de 120 países, o dia 10 de dezembro é celebrado como o Dia do Terra Madre, data em que os adeptos ao Slow Food – movimento de oposição à padronização alimentar – se reúnem para discutir a alimentação no planeta. Em Piracicaba, na mesma data o Varejão da Paulista será sede do encontro que reúne durante todo o dia especialistas do assunto. 

O evento conta com oficinas, palestras e exibição de filme. A programação, aberta ao público, tem início às 13h30 e se estende até às 17h. A professora do curso de nutrição da Unimep Miriam Coelho de Souza é fala sobre A boa Alimentação e o Consumo de Alimento Bom, Limpo e Justo, com início às 14h15.  “Ao olhar para um prato de comida é preciso entender que existe aí uma relação de responsabilidade direta com o planeta”, diz a docente, que é membro do Slow Food Piracicaba. 

Além da palestra de Miriam, a Unimep está envolvida em outras atividades. Às 15h, a professora do curso de gastronomia Mariana Ávila Maronna fala sobre a Utilização de Folhas e Ervas nos Macarrões. No dia 11, o Varejão da Paulista segue com atividades relacionadas à alimentação. Mariana coordena a oficina Chef Mirim, com o tema Jacaré na Baguete. A atividade é destinada à Associação Bethel Aconchego e tem início às 14h30.

Slow Food

Você pode nunca ter ouvido falar no movimento Slow Food, mas fique tranquilo, é bem provável que você já tenha ingerido alguns alimentos que se encaixam no perfil deles. Fundado em 1989 com o objetivo de se opor à padronização alimentar global imposta pelo fast food, o slow food busca valorizar alimentos regionais e seus produtores por meio da informação. De acordo com Miriam, o Dia do Terra Madre, celebrado há cada dois anos desde 1994, é oportunidade para produtores rurais, estudantes e profissionais discutirem o assunto.
 

Edição e texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa 
Última atualização: 07/12/2009

registrado em: