Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Docentes da Unimep participam de festival que reúne pesquisadores em espaços de lazer

por Angela Rodrigues publicado 17/03/2017 02h00, última modificação 19/04/2017 16h51

Saber mais sobre pesquisas desenvolvidas no país e os impactos desses estudos na sociedade. Tudo em um bate-papo descontraído enquanto saboreia o jantar. Esta é a possibilidade que os piracicabanos terão nos dias 15, 16 e 17 de maio. Nessas datas, o município recebe, pela primeira vez, o Pint of Science, festival internacional de divulgação científica que reúne vários pesquisadores, dentre eles, quatro docentes da Unimep – Universidade Metodista de Piracicaba.

Os encontros ocorrem em três locais distintos, das 19h30 às 21h: no restaurante Monte Sul, na pizzaria ForLen e na Babbo Giovanni. Não é necessário inscrição.

Segundo Fabiano Pereira, coordenador em Piracicaba do Pint of Science 2017, a proposta do festival é popularizar a ciência por meio de conversas sobre a importância da atividade científica para o cotidiano, além de despertar o interesse pela área e incentivar futuros cientistas e pesquisadores.

“A proposta é simples e descomplicada: separados por temas, os 22 pesquisadores convidados têm 10 minutos para o que chamamos de “provocação inicial”. Nesse momento, eles falam de forma muito simples e direta sobre suas pesquisas e a problemática que as motivou. Depois, o microfone é aberto para os demais presentes. A ideia é que as perguntas nasçam primordialmente do público, na perspectiva de que essa conversa informal apresente a utilidade prática da pesquisa apresentada”, detalha Pereira.

TIME DA PESQUISA DA UNIMEP

Os pesquisadores e professores da Unimep que participam dos encontros do Pint of Sciente, em Piracicaba, são: Idico Luiz Pellegrinotti, da Faculdade de Ciências da Saúde (Facis); Valéria Rueda Elias Spers, da Faculdade de Gestão e Negócios (FGN); Taís Helena M. Lacerda, da Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo e André Luis Helleno, ambos da Feau.

No dia 15 (segunda-feira), o prof. Idico Luiz Pellegrinotti (Facis) participará de bate-papo sobre alimentação e prática de exercício, com o tema: “Exercício Físico é Saúde? Depende!”. O encontro ocorre a partir das 19h30, na pizzaria Babbo Giovanni.

Já no dia 16 (terça-feira), as professoras Valeria Spers e Taís Lacerda estarão no restaurante Monte Sul. Nessa data, a partir das 19h30, Valeria falará sobre “A Importância da Pesquisa no Dia a Dia”, e Taís irá apresentar a pesquisa “A Ciência e a Tecnologia Muito Além do Campus: a Cooperação entre Universidade – Empresa”. No dia 17 (quarta-feira), o prof. Andre Luis Helleno falará sobre “Pesquisa Aplicada em Engenharia de Produção”, também no restaurante Monte Sul.

Além deles, também participam dos encontros do festival em Piracicaba pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).

ORIGEM – O Pint of Science que une ciência e diversão, surgiu em 2013, na Inglaterra, criado por uma comunidade de estudantes de pós-graduação e de pós-doutorado. O festival é anual e ocorre ao longo de três dias, de forma simultânea em diversos países do mundo. Fabiano Pereira conta que nesse ano os encontros irão ocorrer simultaneamente em 22 cidades no Brasil, além de em mais de uma centena de municípios localizados em 11 países.

ANOTE – Pint of Sciente. Dias15, 16 e 17 de maio, das 19h30 às 21h, no restaurante Monte Sul (rua Santo Antonio, 710, bairro Centro); na pizzaria ForLen (av. Comendador Luciano Guidotti, 95, bairro Higienópolis); e na pizzaria Babbo Giovanni (rua Luiz de Queiroz, 670, bairro Centro). Mais informações: pintofscience.com.br/piracicaba

Texto: Angela Rodrigues
Edição: Celiana Perina