Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Docentes de engenharia promovem 1º Workshop sobre Indústria 4.0

Docentes de engenharia promovem 1º Workshop sobre Indústria 4.0

por Angela Rodrigues publicado 04/06/2016 05h00, última modificação 14/06/2016 08h42

Com a apresentação de temas como indústria 4.0, manufatura avançada e programação robótica, docentes da Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo (Feau) da Unimep e profissionais da área de robótica promovem o 1º Workshop sobre Indústria 4.0. O evento ocorre no próximo dia 13 de junho (segunda-feira), a partir das 14h, no Auditório Grená. A entrada é gratuita e não é necessário inscrição prévia.

A iniciativa é parte do convênio de cooperação técnica do Instituto Avançado de Robótica com a coordenação e docentes da Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo (Feau) e Reitoria da Unimep.

Programação

A abertura do workshop será feita pelos professores da Unimep Antônio Fernando Godoy, diretor da Feau, Roberto de Souza Junior e por Rogério Vitalli, diretor executivo do Instituto Avançado de Robótica (IAR), que apresentarão detalhes da parceria do Instituto com a Unimep.

Na sequência, têm início as palestras: às 14h15, Indústria 4.0 – A Visão da Siemens, por Renato Leite, da Siemens; e às 15h, Manufatura Avançada: uma resposta brasileira à quarta revolução industrial, por Fábio Andreosi, diretor da PLMx – Soluções para Negócios. Às 17h, o professor Klaus Schützer, coordenador do Laboratório de Sistemas Computacionais para Projeto e Manufatura da Unimep e membro do grupo de pesquisadores formado pela Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha (VDI) para disseminar a Industrie 4.0 no Brasil, fará a palestra Pesquisa e Desenvolvimento na Indústria 4.0. Já às 17h30, Carlos Marcovici, da Robotmaster, apresenta a palestra Programação Robótica Interativa em Robotmaster, seguida de Uma Aplicação do Google Glass na Indústria 4.0, apresentada por Fabio Melo, da T-Systems. O encerramento do workshop ocorre às 18h30, com visita à unidade móvel de robótica do IAR, localizada no campus Santa Bárbara d´Oeste.

Outras informações sobre o evento podem ser obtidas com Adriana Rueda Elias, da Secretaria da Feau/Unimep, no e-mail: adrelias@unimep.br ou com o prof. Roberto de Souza Júnior, pelo rsouzao@unimep.br

Texto: Angela Rodrigues
Fotos: Ivan Moretti