Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Docentes de NI lançam livro sobre logística internacional hoje, 20

Docentes de NI lançam livro sobre logística internacional hoje, 20

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 20/09/2011 10h51, última modificação 26/04/2016 15h47

Pela primeira vez alvo de estudo de uma publicação brasileira, a logística internacional segura  é o mote da obra assinada pelos professores da Faculdade de Gestão e Negócios da Unimep, Cristiano Morini e Gustavo Leoce. Com edição da Editora Atlas, “Logística Internacional Segura: Operador Econômico Autorizado (OEA) e a Gestão de Fronteiras” terá lançamento hoje, 20,  a partir das 19h30, no Teatro Unimep  como parte da programação da 10ª Semana de Estudos Internacionais. A obra é a quinta publicada por Morini, que também coordena o curso de negócios internacionais da Unimep, e marca a estreia de Leoce como autor. Ex-aluno da instituição, graduado no então curso de gestão de negócios internacionais no ano de 2003, Leoce atualmente atua como docente da FGN.

Na obra, os professores apresentam uma análise sobre um segmento fundamental do comércio internacional: a logística internacional responsável pela distribuição de mercadorias. “Nesse segmento, uma dos principais questões é a alfândega, já que há uma série de controle, que pode dificultar o fluxo internacional de mercadorias, principalmente no Brasil, país em que
há muitos processos burocráticos nessa área”, destaca Morini. Segundo ele, o livro analisa as melhores práticas de alfândega no mundo e, paralelamente, a alfândega brasileira, que além da burocracia, enfrenta problemas como tráfico de drogas e de armas, entrada de produtos piratas e de produtos com falsa declaração de conteúdo. 

“Nas alfândegas, o principal desafio é ser ágil e seguro ao mesmo tempo”, aponta Morini, que elenca a União Europeia, os Estados Unidos, a Coréia do Sul, Cingapura e Canadá, como alguns dos locais nos quais o sistema é eficaz. A publicação traz também as mudanças surgidas, nesse segmento, após os dez anos do atentado terrorista ao World Trade Center, em setembro de 2001, considerado por Morini o maior da história. “Apresentamos um balanço das mudanças adotadas após esse fato marcante, como as iniciativas para tornar mais seguras as práticas do comércio internacional”, completa o coordenador.

O projeto de produção do livro teve início há aproximadamente dois anos, como conta Leoce, que contribuiu com temas específicos para a complementação do conteúdo. “Além de ter trabalhado por seis anos com atividades relacionadas a despacho aduaneiro, uma das fontes utilizadas foi a própria experiência que obtive na Europa, no período de 13 meses em que permaneci em Bruxelas, como intercambista”, conta. 


OS AUTORES 

Morini é graduado em relações internacionais pela Universidade de Brasília, mestre em integração latino-americana pela Universidade Federal de Santa Maria e possui doutorado em engenharia de produção pela Unimep. Além de docente, atua como pesquisador nas áreas de logística internacional, comércio exterior, relações internacionais e engenharia de produção. 

Já Gustavo Leoce é graduado em administração com habilitação em gestão de negócios internacionais e mestre em gestão de transportes pela Université Libre de Bruxelles (ULB), da Bélgica. É profissional de comércio exterior desde 2001, atuando no Brasil e no exterior na divisão internacional de empresa multinacional nas áreas de alimentos e logística integrada de
comércio exterior, assessoria aduaneira e despacho aduaneiro.

ANOTE – Lançamento da obra “Logística Internacional Segura: Operador Econômico Autorizado (OEA) e a Gestão de Fronteiras”, de Cristiano Morini e Gustavo Leoce. Dia 20 de setembro, a partir das 19h30, no Teatro Unimep, campus Taquaral da Unimep (rodovia do Açúcar, km 156, em Piracicaba). Entrada: um litro de leite. 


Texto: Angela Rodrigues
Edição/jornalista responsável: Celiana Perina
Fotos: Fábio Mendes  
Última atualização:

registrado em: