Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Docentes divulgam resultado de pesquisa sobre mercado de trabalho

Docentes divulgam resultado de pesquisa sobre mercado de trabalho

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 01/07/2014 08h21, última modificação 26/04/2016 15h51

Necessidade de profissionais mais comprometidos; identificação de expectativas de homens e mulheres em busca de emprego ou novas colocações e do perfil e motivações de alunos do ensino técnico. Estes são alguns dos resultados da pesquisa Diagnóstico sobre o Mercado de Trabalho em Piracicaba, desenvolvida por docentes, pesquisadores e alunos da Universidade Metodista de Piracicaba – Unimep e da Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba – Fumep. O estudo, que é inédito, ocorreu entre fevereiro e dezembro do ano passado, por solicitação da Secretaria Municipal do Trabalho e Renda (Semtre), por meio do Secretário de Trabalho e Renda, Sérgio Fortuoso.

As atividades do grupo responsável pela pesquisa foram coordenadas por Ana Maria Carrão (foto), docente da Faculdade de Gestão e Negócios (FGN) e coordenadora do Centro de Estudo e Pesquisa em Administração (Cepa) da Unimep. Ela conta que as conclusões do estudo devem fundamentar a definição das próximas políticas públicas a serem executadas no município.

“É um diagnóstico que irá desencadear outros estudos, para os quais estamos à disposição, mas o município vai precisar resolver a questão da integração entre as necessidades relacionadas a atividades técnicas que são passíveis de treinamento, com as necessidades relacionadas ao comportamento e que não são ensináveis, mas podem ser estimuladas, incentivadas. As questões comportamentais foram as mais mencionadas entre os grupos focais que participaram do estudo e das entrevistas. As mudanças dependem do espaço de ação do governo, em esfera local, e vão demandar reuniões e outras ações com as várias áreas envolvidas”, afirma Ana Maria.

Segundo Sérgio Fortuoso, a próxima etapa será a elaboração de um estudo interno da secretaria com toda a equipe. “Essa avaliação possibilitará saber o que devemos e o que podemos aplicar o que for de competência e obrigatoriedade da municipalidade. Também servirá para que possamos criar sinergia com as demais secretarias, e nos alinharmos com a prefeitura, para executarmos as ações da forma mais ágil”, afirma ele.

Além de Ana Carrão, o estudo também contou voluntariamente com os pesquisadores da Unimep: Francisco Crocomo, da FGN; Hélio Boaretto Junior e Maria Imaculada de Lima Montebelo, da Facen/Unimep. Já da Fumep, participaram Clayton Masquieto e Felipe Roger Victor. O projeto envolveu ainda os alunos Allan Furlan, Guilherme Santos, Livia Silva, Pedro Campos, Ricardo de Souza e Ricardo Souza, todos da Unimep; e Nathane Peroto, da Fumep.

Texto: Angela Rodrigues
Fotos: Fábio Mendes/banco de imagens