Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Docentes do curso de história participam de eventos internacionais

Docentes do curso de história participam de eventos internacionais

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 09/01/2015 08h50, última modificação 26/04/2016 15h52

As docentes do curso de história Valéria Alves Esteves Lima e Virgínia Camilotti, coordenadora da graduação de história (foto ao lado), irão participar do 3º Colóquio Internacional Interdisciplinar Literatura, Viagem e Turismo Cultural no Brasil, em França e em Portugal, a ser promovido nos dias 19, 20 e 21 de janeiro, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em Portugal.

Valéria apresentará o trabalho “O Conceito do Pitoresco nas Narrativas de Viagem no Brasil Oitocentista” enquanto Virgínia exporá “Único Livro de Um Brasileiro Sobre Portugal: Crônicas de Viagem de João do Rio”. Após o colóquio, Valéria Lima irá para Paris, onde também participa, no dia 26, de seminário organizado pelo programa Master Études Lusophones da Sorbonne Nouvelle, na sede da Fundação Calouste Gulbenkian. No evento em Paris, ela falará sobre a obra brasileira de Debret.

BIBLIOTECA NACIONAL

Além destas participações em eventos internacionais, Valéria Alves Esteves Lima, também publicou o artigo Pintou um Novo País, na edição de outubro, Nº 109, da Revista de História da Biblioteca Nacional. No artigo, ela contextualiza sobre a Academia Imperial das Belas Artes (atualmente Escola de Belas Artes integrada à Universidade Federal do Rio de Janeiro) como instrumento político para consolidar a Independência e criar os primeiros símbolos nacionais do Brasil.

Leia mais: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/educacao/politica-e-arte-e-vice-versa

Texto: Angela Rodrigues
Fotos: Fábio Mendes