Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Docentes do curso de psicologia lançam obra sobre jogos comportamentais

Docentes do curso de psicologia lançam obra sobre jogos comportamentais

por Angela Rodrigues publicado 03/12/2019 03h00, última modificação 09/12/2019 16h33

Para divulgar as estratégias que promovem o comportamento de convívio em grupo, os professores do curso de psicologia da Unimep: André Luiz Ferreira e Pedro Bordini Faleiros (imagem ao lado), com a colaboração do também professor Rafael Vilas Boas Garcia, organizaram e assinam capítulos da obra “Jogos Comportamentais: análises e atuações em contexto do dia a dia”, que reúne 16 autores especialistas na abordagem sobre o tema. A obra de 93 páginas foi lançada em novembro, pela Imagine Publicações. O livro já está à venda e pode ser adquirido no portal: https://imaginepublica.com.br/livros/jogos-comportamentais-29.html O valor é R$ 40.

Por meio da obra, os autores analisam que os jogos comportamentais promovem cooperação entre pessoas em diferentes contextos, como em competições, situações de bullying e prevenção de problemas de saúde. A partir de comportamento específico, são observados os fatores que levam ou não à cooperação. Por isso, os jogos têm sido recorrentes no contexto educacional e organizacional.

“Atualmente, muito se discute sobre as estratégias de promoção de comportamentos que favorecem o convívio e o bem-estar de indivíduos em grupo, principalmente com nova base nacional comum curricular. É nesse contexto que surge o livro, como forma de preencher esse gap, pois até o momento, nenhuma outra obra havia sido publicada para divulgar de forma organizada esse conteúdo”, destaca o autor e docente, Faleiros. 

A obra também aborda análises da aplicação de jogos em situações do cotidiano, e cita alguns clássicos como o Dilema do Prisioneiro e o PAX Good Behavior Game, desenvolvido para reduzir comportamentos indisciplinares entre alunos. “Qualquer instituição que queira discutir com seus integrantes fenômenos sociais essenciais para a coesão e o bem-estar dos indivíduos em grupos pode usar os jogos”, destaca Pedro. Os docentes organizadores também são responsáveis pelo Laboratório de Jogos Comportamentais do Ceapsi (Centro de Estudos Aplicados em Psicologia), ligado ao curso de psicologia da Unimep, inaugurado em agosto, no contexto das disciplinas de Análise do Comportamento e Análise Experimental do Comportamento

AUTORES – No total, o livro reúne cinco capítulos com textos assinados por especialistas da área: Thiago Calegari; Candido V. B. B. Pessôa; Lorena Alves de Souza Araújo; Sílvia Regina de Souza; Izadora Ribeiro Perkoski; Greicy dos Anjos; Verônica Bender Haydu; Elizeu Borloti; Aline Rosa do Nascimento; Leonardo Borloti Valentim; Camila Muchon de Melo; Dafne Pavanelli Fidelis; Pedro Bordini Faleiros; André Luíz Ferreira; Rafael Vilas Boas Garcia e Pedro Luis Simonetti Filho.

 

Texto: Daniela Borges
Foto: acervo Unimep e divulgação
Última atualização: 29/11/2019