Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Documentário da TV Unimep e Salão Universitário de Humor é premiado no 31º Troféu HQMIX

por Angela Rodrigues publicado 29/09/2019 02h00, última modificação 30/09/2019 18h56

O documentário “45º Salão Internacional de Humor” produzido pela TV Unimep, em parceria com a equipe do Salão Universitário de Humor, recebeu o prêmio de melhor produção na categoria “Produção para outras linguagens” do 31º Troféu HQMIX. A premiação é reconhecida nacionalmente no ramo das artes gráficas e é considerada o Oscar dos Quadrinhos do Brasil. A homenagem foi entregue no dia 15 de setembro.

A escolha dos vencedores ao prêmio é determinada por artistas, editores, pesquisadores e jornalistas de todo o Brasil. Dentre as 28 categorias do prêmio, o documentário de humor foi um dos trabalhos a receber a estatueta do personagem Nhô Quim, criado por Angelo Agostini. O personagem foi escolhido como figura homenageada para celebrar os 150 anos da primeira publicação de quadrinhos brasileiros.

A equipe responsável pela produção do documentário em 2018 esteve presente no evento. Participaram o coordenador do Salão Universitário de Humor e docente da Unimep, Camilo Riani; a coordenadora da TV Unimep, Danielle Moura Formaggio e o jornalista do canal universitário, Reinaldo Diniz. O prêmio foi entregue pelo apresentador, Serginho Groisman, na presença do diretor do evento, Paulo Caruso.

“A frase é clichê, mas, nesse momento, realmente nos faltam palavras. A TV Unimep sempre apoia eventos e promove a arte e a cultura em nossa universidade e Piracicaba. Inclusive, temos atualmente o programa "Arte faz parte" com o Centro Cultural Martha Watts. Acreditamos que a valorização cultura é intrínseca à nossa emissora”, afirma a coordenadora da TV Unimep, Danielle.

Para o professor da Unimep, Camilo Riani, os desafios encontrados ao longo da produção se transformaram em prazer e, agora, em reconhecimento. “Espero que o olhar sobre a importância e a qualidade de nossos projetos artísticos se consolide, resultando em mais atenção e valorização. Afinal, a arte e a cultura são marcas históricas da Unimep, além de serem o caminho para a evolução de qualquer sociedade”, destaca Riani.

A produção do documentário teve apoio do Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação de Humor Gráfico de Piracicaba (CEDHU), da Associação dos Amigos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba (AHA), do diretor do Salão Internacional de Humor, Erasmo Spadotto, e do diretor da Neurônio Adicional, Mateus Pifer.

O documentário pode ser conferido na íntegra aqui: https://www.youtube.com/watch?v=9ZOj-LOqnMM

Texto: Daniela Borges
Edição: