Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Documentário Infinitas Formas, produzido por alunos e docentes, será exibido no Centro Cultural Martha Watts

Documentário Infinitas Formas, produzido por alunos e docentes, será exibido no Centro Cultural Martha Watts

por Angela Rodrigues publicado 23/11/2018 05h00, última modificação 23/11/2018 12h09

O documentário “Infinitas Formas”, produzido por docentes e alunos da Unimep por meio do projeto do projeto de extensão “Esculturas em Piracicaba – Memória e Contemporaneidade”, terá exibição gratuita no próximo dia 23 de novembro, às 19h, no Centro Cultural Martha Watts (CCWM). O evento é aberto a todos os interessados. O audiovisual apresenta breve histórico com obras de alguns artistas, cujo legado permanece até hoje em Piracicaba, e as áreas de escultura, modelagem e entalhe no momento atual. 

Segundo o coordenador do projeto e professor do curso de jornalismo, Ivonésio Leite de Souza, “trata-se de produção inédita com o objetivo de ter um registro documental destas práticas culturais a partir de alguns dos muitos artistas que contribuíram para a evolução cultural da cidade e, ao mesmo tempo, servir de estímulo a novos talentos”.

Para a realização deste documentário foram ouvidos nove artistas (acompanhe abaixo) que atuam na cidade e um dos sócios da Fundiart, empresa responsável pela fundição de obras de arte locais, nacionais e internacionais localizada em Piracicaba. O processo também envolveu atividades como visitas a museus, pesquisas com historiadores de arte e contou com o apoio de instituições como a Apap (Associação Piracicabana dos Artistas Plásticos), Museu Prudente de Morais, Pinacoteca, Laboratório de Comunicação da Unimep e acervos pessoais.

O coordenador do projeto conta os resultados superaram as expectativas: “Estamos muito satisfeitos com todo o processo, porque além de um audiovisual de qualidade, pudemos testemunhar a alegria e a valorização da autoestima de quem sempre trabalhou com arte na cidade ao se sentirem reconhecidos enquanto produtores de cultura. Até porque a cultura é um dos modos de emancipação do homem”, afirma ele.

Com duração de 32 minutos, o documentário possui a narrativa dividida em três etapas: breve histórico, relatos dos artistas e, em seguida, explicações deles sobre algumas das obras que mais marcaram a trajetória de cada um.

A opção pelo título “Infinitas Formas” se justifica pelas ilimitadas maneiras de dar contornos tridimensionais às ideias, a partir da sensibilidade e da criatividade de cada artista com a utilização dos mais diversos materiais e técnicas, como o entalhe em madeira, a escultura em mármore, a modelagem com argila, com plastilina, com gesso, com materiais alternativos e a fundição em bronze, latão e alumínio.

PROJETO – O projeto de extensão universitária, que teve início em setembro de 2017 e foi concluído em setembro deste ano, envolveu a participação dos professores Ana Maria Cordenonssi, do curso de jornalismo, e Francisco Constantino Crócomo, do curso de ciências econômicas, além da colaboração das bolsistas do curso de jornalismo: Júlia Lopes Moreira, Laís Seguin e Larissa Anunciato de Oliveira.

Os artistas entrevistados para a produção do documentário são: Alaides Popin Ruschel (Alayde); Aldo Pernambuco Sobrinho (Aldo Entalhe); Alfredo José Ricardo (José Ricardo); Arayr Olair Ferrari (Arayr Ferrari); Jairo Ribeiro de Mattos (Jairo Mattos); Luiz Eduardo dos Santos (Edu Santos); Marco Antônio Cavallari (M. Cavallari); Osvair Antonio Peron (Osvair Peron); Virginia Welch (Virginia Welch) e Euclides Libardi, (sócio da Fundiart). No breve histórico, são mencionados (in memorian) os artistas: Andrea Marchesi (Marchesi); Dalton Belmudes de Toledo (Dalton); Elias Rocha (Elias dos Bonecos); Eugênio Nardin (Neno); Frei Paulo Maria de Sorocaba (João Baptista de Mello) (Frei Paulo); Miguel Arcanjo Benício de Assumpção Dutra (Miguelzinho Dutra) e Pedro Senicato (Pedrinho Entalhador).

ANOTE – Exibição do documentário “Infinitas Formas”, produzido por docentes e alunos da Unimep por meio do projeto de extensão “Esculturas em Piracicaba – Memória e Contemporaneidade”. Dia 23 de novembro, às 19h, no Centro Cultural Martha Watts (CCWM). Entrada gratuita e aberta a todos os interessados. Informações: (19) 3124-1889.

 

Texto: Ana Maria Cordenonssi
Foto: obra São José, da artista Alaíde Ruschel, fotografada por Laís Seguin
Última atualização: 14/11/2018