Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Documentário produzido por alunos de jornalismo será exibido na TV Cultura

Documentário produzido por alunos de jornalismo será exibido na TV Cultura

por Angela Rodrigues publicado 02/02/2017 05h00, última modificação 22/02/2017 14h18

Imagine não conseguir enxergar e ter apenas a audição para acompanhar um vídeo ou texto. Essa tarefa complexa é amenizada pelo trabalho da audiodescrição, que fornece aos deficientes visuais uma descrição narrada do conteúdo. Os alunos de jornalismo  da Unimep: Andressa Cristina Rosa, Fernando do Carmo, Joel Felipe Horácio e Thiago Peres, que concluíram o curso no ano passado, fizeram um documentário sobre o tema que será exibido no programa Campus em Ação, da TV Cultura, em data ainda a ser definida. O título do trabalho é Além Do Que Os Olhos Podem Ver.

A iniciativa foi possível por intermédio da equipe do canal universitário TV Unimep que encaminha conteúdos produzidos pelos alunos da universidade para o programa Campus em Ação.

Com a orientação da professora Ana Maria Cordenonssi, os estudantes entrevistaram profissionais sobre a audiodescrição, atividade que promove a inclusão de pessoas cegas em eventos culturais e sociais, como cinema e festas, por meio da descrição de cada cena, relatada por um locutor. Também foram ouvidas pessoas cegas ou com baixa visão sobre a importância desse recurso.

Para conferir a produção dos universitários, acesse: https://youtu.be/4bWq4S8lr1U

Desafio

Segundo Joel Horácio, a produção foi uma experiência desafiadora: “no começo do curso, eu achava, de certa forma, surreal produzir um documentário. Mas conforme evoluí no curso, fui aprendendo a enxergar possibilidades. O documentário expande o horizonte e, a partir do momento em que a experiência é concluída, com acertos e erros, diversos processos de produção tornam-se mais naturais. É questão de prática e levar as coisas a sério, fazer sempre o melhor”.

Já para Andressa Rosa, o tema é de extrema importância e ainda não tem a visibilidade necessária: “a audiodescrição consegue ir além do que o trabalho realizado pode atingir. Hoje vemos vários tipos de trabalhos sem a audiodescrição e, de certa forma, isso limita o telespectador. A audiodescrição é uma ferramenta promissora, capaz de abranger diversas pessoas com deficiência e abrir portas para novos profissionais”. Ela também contou o que trabalho acrescentou na sua formação: “no final, realmente tivemos a certeza de que nossos olhares para todas as coisas podem ir além do que pensamos”.

Texto: Serjey Martins
Edição: Angela Rodrigues