Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Dois alunos de filosofia participam de Simpósio Internacional em MG

Dois alunos de filosofia participam de Simpósio Internacional em MG

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 01/10/2013 10h46, última modificação 26/04/2016 15h50
A pensadora política Hanna Arendt e o universo de histórias criado por Monteiro Lobato, com comparações ao filósofo Friedrich Nietzsche, foram temas dos artigos apresentados pelos alunos do curso de filosofia da Unimep, Andrea Stefania Mascarello, 28, do 6º semestre, e Renato Bellotti Senicato, do 8º semestre, durante o 5º Simpósio Internacional em Educação e Filosofia (Sief). O evento ocorreu na Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais, e teve como temática Poética e Política do Aprender: Tempo, Alteridade e Linguagem.

Andrea inscreveu o trabalho Compreendendo as Relações de Poder na Escola pelos Estudos de Hanna Arendt, filósofa política que a aluna tem como fonte de estudos.  “Na graduação, me dedicava a estudar a pensadora Hanna Arendt, por esse motivo escolhi o artigo”, conta. Já Senicato apresentou “As Aventuras e Desventuras de Emília – Monteiro Lobato, leitor de Nietzsche?”, artigo desenvolvido por ele em parceria com a docente do programa de pós- graduação em educação da Unimep, Luiza Batista de Oliveira Silva.

“De acordo com a temática do evento, por nós compreendidos como possibilidade de uma educação poética, nossa intenção foi ilustrar em uma análise da personagem Emília, a Marquesa de Rabicó, de Monteiro Lobato, estabelecendo comparações com elementos da filosofia ativa de Friedrich Nietzsche, o posicionamento de um processo de educação que não está na circunscrita a espaços e tempos muito delimitados, utilizando-se de elementos estéticos, permiti-nos pensar em converter a vida em obra de arte, transformar o viver em atitude poética”, destaca Senicato.

Não é a primeira vez que os estudantes da Unimep participam de atividades internacionais, algo que segundo eles, é uma troca de conhecimento e experiência. “O que posso destacar desses eventos internacionais é a possibilidade de conhecer diferentes realidades em torno do papel do educador nas mais diferentes partes do país e da América Latina, com ênfase no papel da filosofia dentro da educação”, fala Andrea. Os estudantes também são alunos bolsitas do programa CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Texto: Jéssica Rodrigues
Edição de texto: Celiana Perina