Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Dois iranianos e três brasileiros vencem 24º Salão Universitário de Humor da Unimep

por Angela Rodrigues publicado 30/05/2016 18h00, última modificação 10/06/2016 20h20

Três brasileiros e dois iranianos são os grandes vencedores da 24ª edição do Salão Universitário de Humor da Unimep. Os iranianos Aref Niazi, da Kermanshah University e Hamid, da Tehran University venceram, respectivamente, nas categorias caricatura e cartum (imagem ao lado). Além deles, também foram premiados Suélen Becker, do Centro Universitário Internacional (Uninter), na modalidade charge; Alisson Ortiz Affonso, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), com História em Quadrinhos (HQ); e Denis Leandro Carvalho, da USP, vencedor do Prêmio Meio Ambiente-Centro Cultural Martha Watts-Unimed. Cada um receberá R$ 1.000. Além deles, foram escolhidas sete menções honrosas assinadas por universitários do Brasil e do exterior.

Os trabalhos que foram destaque nessa edição trazem críticas bem humoradas sobre as Olimpíadas 2016, que ocorrem em agosto, no Rio de Janeiro; o cotidiano no mundo corporativo; o desastre ambiental causado pela mineradora Samarco, em Minas Gerais, além de outros temas sobre meio-ambiente, comportamento de internautas na Web 3.0, política e preconceito. O júri de premiação teve a missão de escolher os autores dos melhores trabalhos dentre 84 selecionados de um total de 523 inscritos no concurso. Com recorde de participação esse ano, o Salão de Humor da Unimep recebeu obras também da China, Bulgária, Canadá, Lituânia, Polônia, Colômbia e Sérvia.

Júri

Os universitários vencedores foram escolhidos pelo júri de premiação composto por Dalcio Machado, chargista do Correio Popular, capista da revista Veja e autor de vinhetas para a Rede Globo; Osvaldo da Costa, cartunista, professor e mestre em comunicação; Fred Ozanan, recordista de premiações do Salão Universitário; Renato Elston Gomes, coordenador do curso de publicidade e propaganda da Unimep; Eduardo Baptistão, caricaturista do jornal O Estado de S. Paulo e criador das caricaturas semanais da revista Veja; Joceli Lazier, coordenadora do Núcleo Universitário de Cultura da Unimep e do Centro Cultural Martha Watts e responsável pelo prêmio Meio-ambiente/Centro Cultural Martha Watts-Unimed; José Lima Jr, professor do curso de filosofia e Adolpho Queiroz, membro do Conselho do Salão Internacional de Humor e primeiro presidente do Salão Universitário da Unimep. O júri foi presidido por Camilo Riani, coordenador do Salão Universitário de Humor da Unimep.

Exposição

Os trabalhos vencedores e os selecionados podem ser vistos a partir de hoje, 10, no Átrio do Centro Cultural e de Convivência do campus Taquaral da Unimep (localizada embaixo da biblioteca). Além dessa exposição, também está em cartaz no local a mostra paralela Humor pra lá de Olimpo, com caricaturas e cartuns criados por cartunistas do júri e participantes de edições anteriores do Salão. As duas exposições permanecem abertas para visitas até o dia 10 de agosto.

ANOTE – 24º Salão Universitário de Humor da Unimep. Visitas até o dia 10 de agosto, segunda a sexta-feira das 8h às 22h e aos sábados das 8h às 16h, no Átrio do Centro Cultural e de Convivência do campus Taquaral da Unimep (rodovia do Açúcar, km 156, Piracicaba). Entrada gratuita.

Texto: Angela Rodrigues e Celiana Perina
Fotos: Reprodução