Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Doutoranda em engenharia de produção apresenta artigo em congresso na Itália

Doutoranda em engenharia de produção apresenta artigo em congresso na Itália

por Angela Rodrigues publicado 08/12/2019 04h00, última modificação 09/12/2019 20h41

A doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Mayra Oliveira Ramos (imagem ao lado), participou no primeiro semestre de workshop de Doutorado no congresso internacional do IPSERA (International Purchasing and Supply Education and Research Association), em Milão, na Itália. A oportunidade foi possível por meio da conquista de bolsa, destinada a um aluno de doutorado da América Latina e concedida pela Diagma Consultoria Logística.

Com a apresentação de sua tese de doutorado, intitulada: “Proposta de um modelo de decisão para seleção e desenvolvimento de fornecedores no gerenciamento de riscos relacionados à sustentabilidade”, a unimepiana expos o projeto que será desenvolvido até fevereiro de 2022, e está na etapa de coleta de dados.

A pesquisa aborda o gerenciamento de riscos de fornecedores relacionados à sustentabilidade, conhecido pela sigla SSRM (Sustainability-Relates Supplier Risk Management). O principal objetivo é a geração de um modelo capaz de dar suporte a tomadores de decisão em cenários de incerteza. A linha de pesquisa utilizada observa possíveis fontes de risco para empresas, observando questões sociais, ecológicas e éticas.

VIVÊNCIA – Sobre a experiência internacional, a aluna ressalta diferenças entre a pesquisa acadêmica no âmbito internacional e no Brasil, o qual apresenta atrasos no incentivo de governo e indústria, além de tecnologias. “Poder escutar e interagir com profissionais renomados e aprender sobre as habilidades analíticas e métodos quantitativos da área de compras e cadeia de suprimentos foi enriquecedor”, afirma Mayra.

A doutoranda recebeu bolsa de 1.500 euros para custos de transporte, alimentação e estadia durante o congresso. O projeto tem andamento utilizando a abordagem de design science, que busca dar suporte a tomadores de decisão na gestão de riscos de sustentabilidade em empresas, por meio de estudo de campo em cadeia de suprimento de empresa alimentícia.

“Este estudo gerará um modelo que poderá servir de referência para futuras pesquisas acadêmicas e para aplicação prática nas indústrias. Por avaliar riscos relacionados à sustentabilidade, contribuirá para que as empresas atinjam maior responsabilidade ambiental e social, refletindo positivamente nos stakeholders e meio ambiente”, afirma.

Também ao longo do congresso internacional, Mayra ainda apresentou outros dois artigos de sua autoria: com os temas “Modelo de seleção de fornecedores baseado no método FAHP” e “Uma revisão sistemática da análise de decisão empírica e normativa da gestão de riscos relacionadas a sustentabilidade na cadeia de suprimentos”.

 

Texto: Daniela Borges
Fotos: acervo pessoal Mayra Oliveira Ramos
Última atualização: 05/12/2019