Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Doutorando de administração apresenta pesquisa nos EUA

Doutorando de administração apresenta pesquisa nos EUA

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 11/08/2015 12h10, última modificação 26/04/2016 15h52

O estudo Aceitação de Novas Tecnologias no Âmbito da Justiça do Trabalho: uma Análise a Partir de Usuários do PJE (Processo Judicial Eletrônico) no Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região (TRT- ES) foi apresentado durante a 14ª Conferência Iberoamericana em Sistemas, Cibernética e Informática: Cisci 2015, evento realizado em Orlando, nos  EUA. A pesquisa foi elaborada pelo doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração (mestrado e doutorado) Luiz Henrique Lima Faria e teve orientação do prof. Antônio Carlos Giuliani. O estudo se classificou entre os três melhores na categoria Sistemas e Aplicações da Informática e da Info-cibernética.

“Esse doutorado está sendo transformador, tantas são as conquistas: publicações em periódicos científicos nacionais e internacionais, coordenação de sessão de apresentação de trabalhos no evento brasileiro mais importante do campo do Marketing (EMA 2014) e agora essa participação em um seminário de projeção internacional”, conta.

Foi no ano de 2012 que o Tribunal Regional do Trabalho do Espírito Santo (TRT-ES) recebeu a implantação de uma ferramenta que trouxe  mudança no modo de trabalho de seus funcionários, e que deixou o ambiente com um clima instável: o Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT). Dois anos depois, em 2014, Faria se deparou com esse cenário e teve a ideia de estudar como os funcionários públicos do poder judiciário do Brasil lidaram com essa nova tecnologia.

“O impacto da pesquisa é relevante para os servidores públicos da justiça, visto que o conhecimento das relações psicossociais envolvidas no processo de aceitação de novas tecnologias permite que os gestores tomem ações de melhoria em foco, contribuindo para a aprimorar as condições de trabalho desses servidores públicos”, conta o doutorando.

TRAJETÓRIA

Graduado em administração e ciências contábeis, mestre em ciências contábeis e professor de gestão no Instituto Federal do Espírito Santo, Faria está alcançando diversos triunfos enquanto se prepara para defender sua tese de doutorado, planejada para fevereiro de 2016.

Texto: Nathália Salvador
Fotos: acervo pessoal