Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Doutorando de eng. de produção participa de congresso na Espanha

Doutorando de eng. de produção participa de congresso na Espanha

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 07/10/2013 13h01, última modificação 26/04/2016 15h50
O aluno de doutorado Wesley Francisco (foto), 28, do programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo (Feau) da Unimep, apresentou o artigo Green Building: Brazilian Programme, durante a 19ª International Conference on Industrial Engineering and Operations Management (ICIEOM), realizado em Valladolid, na Espanha. Francisco usou parte dos dados de sua dissertação de mestrado para compor o trabalho, que reuniu conceitos de construções sustentáveis, conhecidas internacionalmente como Green Building.

“Enviamos um questionário para todas as empresas brasileiras certificadas pela GBCB (ONG Green Building Council Brasil) e houve uma resposta de 35,6%. O objetivo da pesquisa foi revelar o panorama atual das práticas que envolvem espaço sustentável; eficiência do uso da água; energia e atmosfera; materiais e recursos e qualidade do ambiente interno. Os resultados apontaram que houve grandes reduções no consumo de água e energia elétrica, fato que agradou os responsáveis pelos projetos, no qual foi observado um retorno de investimento destas melhorias ambientais na construção, em poucos anos”, destaca o doutorando, que conclui o mestrado em fevereiro deste ano.

Foi a primeira vez que o estudante participou de um congresso internacional. “A experiência foi maravilhosa, fiz contatos com pesquisadores na Europa, além de brasileiros que atuam no Brasil e no exterior. Outra vantagem foi poder ampliar horizontes, conhecer uma nova cultura e ter um contato próximo com uma língua diferente. Estou ansioso para ter novas oportunidades no futuro”, revela Wesley.

Texto: Jéssica Rodrigues
Fotos: banco de imagens e divulgação
Edição de texto: Celiana Perina
Última atualização: 07/10/2013