Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Educação das relações étnico-raciais é mote de palestra

Educação das relações étnico-raciais é mote de palestra

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 08/04/2013 09h07, última modificação 26/04/2016 15h49
A Faculdade de Ciências Humanas da Unimep promove a aula inaugural “Educação das Relações Étnico-Raciais e Ensino de História Afro-Brasileira e Africana no Contexto das Diretrizes Curriculares Nacionais”, no próximo dia 11 de abril. A palestra será ministrada pelo professor Kabengele Munanga (foto), que também é coordenador do Centro de Estudos Africanos da USP (Universidade de São Paulo), e ocorre às 19h20, no Teatro Unimep do campus Taquaral. A iniciativa é gratuita e aberta à comunidade.

Palestrante
- Munanga nasceu na República Democrática do Congo e mudou-se para o Brasil em 1975. É graduado em antropologia cultural pela Université Officielle Du Congo à Lubumbashi (1969) e doutor em Antropologia social pela USP (1977). Atualmente, é antropólogo do Centro de Estudos Africanos da USP e docente na mesma universidade. O palestrante dedica-se à área de antropologia com foco em populações afro-brasileiras, racismo, identidade negra, África e Brasil.

“É papel da universidade refletir sobre a temática porque estamos lidando com a formação humana e cidadã de futuros profissionais, dentre os quais educadores, que deverão partilhar de uma ética que considere o multiculturalismo, a importância da identidade racial e da diversidade cultural para a formação da cidadania como pedagogia antirracista”, destaca a docente e diretora da Faculdade de Ciências Humanas da Unimep, Claudia da Silva Santana.

ANOTE – Aula inaugural da Faculdade de Ciências Humanas da Unimep com o antropólogo Kabengele Munanga. Dia 11 de abril, no Teatro Unimep, campus Taquaral (rodovia do Açúcar, km 156, Piracicaba), às 19h20. A iniciativa é gratuita e aberta ao público. Informações: (19) 3124-1501.

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa
Fotos: banco de imagens e divulgação
Edição: Angela Rodrigues
Última atualização: 08/04/2013