Educação inclusiva é mote de debate na Unimep
A importância da educação inclusiva para as pessoas com deficiência é tema da abordagem da roda de conversa Inclusão na Universidade, que ocorre na próxima terça, 18, às 15h, na sala dos colegiados do campus Taquaral da Unimep. O evento é promovido pela Assessoria para Inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais da Unimep e aberto à comunidade. A entrada é gratuita.
No encontro serão esclarecidas dúvidas comuns sobre a educação inclusiva, como as referentes à biblioteca adaptada e à estrutura oferecida aos surdos e cegos que desejam fazer uma graduação.
É importante que todos conheçam as exigências e as rotinas do curso escolhido para evitar se frustrações diante de dificuldades. Há graduações com uma grande carga de leitura; outros com atividades em laboratório e ainda as que exigem atividades práticas externas, o que demanda deslocamentos. Essas atividades podem ser mais complicadas para pessoas com determinadas necessidades e é importante conhecê-las, inclusive planejando o curso de modo particularizado, de acordo com suas possibilidades, elenca Darlene Barbosa Schützer (foto ao lado), coordenadora da Assessoria para Inclusão da Unimep.
O trabalho desenvolvido pelo departamento também será debatido no evento. Podem participar candidatos ao processo seletivo, profissionais e representantes de entidades locais que trabalham e atendem deficientes físicos. Nesse sentido, Darlene aponta a importância da participação de professores das faculdades, que podem ajudar no oferecimento de quadros específicos das áreas do conhecimento.
ANOTE Roda de conversa sobre inclusão na universidade. Dia 18, às 15h, na sala dos colegiados do campus Taquaral da Unimep (rodovia do Açúcar, km 156, Piracicaba). Entrada gratuita. Informações: (19) 3124-1592.
Edição e texto: Assessoria de Imprensa
Foto: Thiago Altafini
Última atualização: 14/11/2008