Educação teológica é tema de obra de pesquisador do pós-doc
Educação teológica e pietismo movimento luterano fundado por Philipp Jakob Spener durante o século 17 são as temáticas centrais da obra lançada por Geoval Jacinto da Silva, bispo honorário da igreja Metodista e professor no programa de pós-graduação em ciências da religião e na faculdade de teologia da Universidade Metodista de São Paulo. O livro intitulado Educação Teológica e Pietismo A Influência na Formação Pastoral no Brasil, 1930-1980, da editora Universidade Metodista de São Paulo e Faculdade de Teologia da Igreja Metodista Editeo, foi lançado este ano.
A publicação é fruto de sua pesquisa de pós-doutorado apresentada no programa de pós-graduação em educação da Unimep Universidade Metodista de Piracicaba e orientada pelo professor Elias Boaventura. Em 286 páginas, o autor mostra mostra a influencia do movimento pietista na educação teológica e no modelo de igreja que foi implantada no Brasil pelas igrejas de missão, como a Metodista, Presbiteriana e Batista.
O bispo desenvolveu pesquisas na Catedral de Westminster, na capela e museu de Wesley, em Londres, na Universidade de Oxford, no status de professor pesquisador e em bibliotecas e acervos históricos brasileiros de diversas instituições.
SÍNTESE
Educação Teológica e Pietismo A Influência na Formação Pastoral no Brasil, 1930-1980 está dividido em quatro capítulos: A Criação das Instituições Teológicas das Igrejas de Missão: Antecedentes Gerais, O Movimento Pietista e sua Influência na Formação Pastoral das Igrejas de Missão no Brasil, A Influência do Movimento Pietista Sobre a Educação Teológica nas Igrejas de Missão e Síntese das Influências do Movimento Pietista nas Instituições Teológicas das Igrejas de Missão 1930 a 1980.
ANOTE Para mais informações no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Unimep. Contato: (19) 3124-1577.
Edição e texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa
Fotos: Fábio Mendes
Última atualização: 30/08/2010