Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Educação teológica é tema de obra de pesquisador do pós-doc

Educação teológica é tema de obra de pesquisador do pós-doc

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 30/08/2010 12h54, última modificação 26/04/2016 15h46

Educação teológica e pietismo – movimento luterano fundado por Philipp Jakob Spener durante o século 17 – são as temáticas centrais da obra lançada por Geoval Jacinto da Silva, bispo honorário da igreja Metodista e professor no programa de pós-graduação em ciências da religião e na faculdade de teologia da Universidade Metodista de São Paulo. O livro intitulado “Educação Teológica e Pietismo – A Influência na Formação Pastoral no Brasil, 1930-1980”, da editora Universidade Metodista de São Paulo e Faculdade de Teologia da Igreja Metodista – Editeo, foi lançado este ano.

A publicação é fruto de sua pesquisa de pós-doutorado apresentada no programa de pós-graduação em educação da Unimep – Universidade Metodista de Piracicaba e orientada pelo professor Elias Boaventura. Em 286 páginas, o autor mostra mostra a influencia do movimento pietista na educação teológica e no modelo de igreja que foi implantada no Brasil pelas igrejas de missão, como a Metodista, Presbiteriana e Batista.

O bispo desenvolveu pesquisas na Catedral de Westminster, na capela e museu de Wesley, em Londres, na Universidade de Oxford, no status de “professor pesquisador” e em bibliotecas e acervos históricos brasileiros de diversas instituições.

SÍNTESE

“Educação Teológica e Pietismo – A Influência na Formação Pastoral no Brasil, 1930-1980” está dividido em quatro capítulos: “A Criação das Instituições Teológicas das Igrejas de Missão: Antecedentes Gerais”, “O Movimento Pietista e sua Influência na Formação Pastoral das Igrejas de Missão no Brasil”, “A Influência do Movimento Pietista Sobre a Educação Teológica nas Igrejas de Missão” e “Síntese das Influências do Movimento Pietista nas Instituições Teológicas das Igrejas de Missão – 1930 a 1980”.

ANOTE – Para mais informações no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Unimep. Contato: (19) 3124-1577.

Edição e texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa
Fotos: Fábio Mendes