Em artigo inédito, aluno demonstra que biodigestores são opção econômica e sustentável
De situações cotidianas, e às vezes inusitadas, podem surgir grandes ideias, que levam a estudos, descobertas e inovações. Essa experiência foi vivida pelo universitário Antonio dos Santos Pestana, 24, que cursa o 10º semestre do curso de engenharia civil da Unimep. Ele teve o artigo Biodigestores: Uma Opção Econômica e Sustentável, de sua autoria, publicado na edição de junho da revista Leite Integral. Com circulação nacional, a revista está incorporada à rede AgriPoint e busca apresentar conhecimentos e tecnologias, com respaldo científico, para os elos da cadeia produtiva do leite no Brasil.
O artigo é resultado de trabalho de graduação de Antonio Pestana, que se interessou pelo tema a partir de uma situação engraçada. “Em conversa em família, minha irmã disse que uma vaca poluía mais que os seres humanos, e eu falei que não tinha cabimento o que ela havia dito e, a partir daquele momento, ia me concentrar a provar cientificamente e do ponto de vista de geração de recursos, tratamento de efluentes e geração de biogás e energia que estava certo, e estou”, conta.
Brincadeiras à parte, Pestana destaca que, na verdade, quis estudar o tema em busca de um futuro melhor aos produtores rurais e para a população. “Vi neste segmento uma oportunidade de negócio absurdamente lucrativa, mas que não é divulgada, e a falta de tecnologia no Brasil ainda breca estas informações e formas de tratar e gerar energia para o povo. Além disso, este material tratado pode ser redirecionado ao processo produtivo não gerando descartes e aumentando a eficiência da empresa ou indústria”, afirma.
Fonte de energia renovável
Ao longo do estudo, que teve a orientação do prof. Paulo Jorge Figueiredo, e pesquisas acompanhadas pelas docentes Adriana Petitto e Raquel Regina Martini, coordenadora da graduação, o universitário analisou a viabilidade de implantação de biodigestores em pequenos sistemas de produção como solução prática, acessível e sustentável. "Os biodigestores apresentam uma opção econômica e sustentável e a geração do biogás traz uma opção energética renovável de ótimo rendimento, custeando os gastos em energia elétrica externa e proporcionando energia limpa e distribuição correta dos efluentes orgânicos gerados", destaca ele.
O orientador do trabalho, prof. Figueiredo, acrescenta que há um esforço mundial na busca de modalidades energéticas renováveis. “Os biodigestores podem contribuir enormemente pois utilizam os materiais orgânicos para a produção de metano de forma controlada e, portanto, com possibilidades amplas de utilização como mercadoria energética renovável”, pontua.
Além disso, a profª Raquel Barros, destaca ainda a relevância de pesquisas como a de Antonio para os outros alunos. “Artigos como o dele são muito relevantes para a formação acadêmica dos alunos da Unimep pois podem promover o interesse em pesquisa por meio da demonstração de suas aplicações nos problemas do cotidiano”, afirma a docente.
Texto: Angela Rodrigues
Edição: Celiana Perina
Fotos: acervo / divulgação
Última atualização: 09/08/2016