Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Em fase de testes, novo portal da Unimep está no ar

Em fase de testes, novo portal da Unimep está no ar

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 10/02/2008 23h00, última modificação 26/04/2016 15h44

Em caráter experimental se encontra disponível para navegação, desde o último domingo, 10, a primeira etapa do novo portal da Unimep (www.unimep.br). Nele estão acessíveis cerca de 3.500 arquivos, entre os mais de 10 mil existentes para desenvolvimento e readequação.

Por ser a internet um canal de comunicação dinâmico, a construção e o aprimoramento do novo portal serão constantes. Durante esse período, ocorrerão ajustes no sistema de gerenciamento, no conteúdo e nas imagens. Portanto, a compreensão e auxílio da comunidade interna para a otimização deste serviço será de grande importância.

A reestruturação do portal é de responsabilidade dos Departamentos de Comunicação e Marketing e de Tecnologia e Informática (DTI) da Unimep. Paralelamente às outras demandas institucionais, a equipe desses setores confeccionou “layouts”, produziu e desenvolveu o “website” e revisou parte dos conteúdos.

Em todo o processo estiveram envolvidos técnicos de informática, “web designers”, publicitários, jornalistas e fotógrafo. O artista plástico piracicabano Danilo Salvego assina o projeto gráfico.

MUDANÇAS

Com a nova proposta, o portal da Unimep está mais leve, moderno, interativo e rápido. Todo o “website”  foi pensado cuidadosamente para facilitar a navegação e acesso.  Foram realizadas alterações no projeto gráfico com a padronização de conteúdo, imagens, famílias tipográficas e diagramação, que imprimem ao portal uma identidade visual arrojada e jovem.

Entre as principais mudanças estão “outdoor” virtual, localizado no topo da página principal, onde serão publicadas as campanhas institucionais de maior destaque; acessibilidade para pessoas com deficiência com a implantação de um “software” leitor de tela que possibilita a navegação em todo o conteúdo por meio do teclado do computador.

Outras novidades são a implantação do sistema de RSS ou dos chamados \"feeds\", uma maneira simples e prática de acessar canais de informações de um único site; serviço de busca e a seção Aluno Unimep, localizada ao lado direito da página principal, que permite o acesso facilitado aos serviços de interesse discente.  Há também o menu de serviços vertical, inclusive com disponibilidade nas sub-páginas.

Por motivos distintos, há conteúdos previstos, mas ainda não disponíveis para o acesso nesta etapa, como Arte e Cultura; Serviços; Avaliação Institucional; Publicações, Pesquisa e Extensão; Instituições Conveniadas; Fale Conosco; Perguntas Freqüentes e Sala de Imprensa.

ETAPAS

O processo de reformulação do portal da Unimep teve início no primeiro semestre de 2006, quando foram detectadas as dificuldades no acesso e necessidade de um reestudo de “design”. Desde então, foram realizadas avaliações de conteúdo e imagens, além do desenvolvimento de ferramentas de gerenciamento para chegar ao visual que está no ar.

DIVULGAÇÃO

A partir da reestruturação, a idéia é usar  ainda mais, o www.unimep.br como veículo de divulgação institucional bem como suas atividades, eventos e setores, apresentando a produção acadêmico-cultural docente e discente e ainda, ampliar a visibilidade da Unimep no contexto regional, nacional e internacional.

Última atualização: 11/02/2008