Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Em Santa Bárbara, ciclo de palestras enfoca ribeirão Quilombo

Em Santa Bárbara, ciclo de palestras enfoca ribeirão Quilombo

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 18/03/2008 07h52, última modificação 26/04/2016 15h45

Projetos relacionados à preservação do meio ambiente é um segmento que cada vez mais ganha espaço na sociedade contemporânea com a realização de debates e reflexões fundamentais para o futuro. Nesse propósito ocorre no dia 24 de março, às 14h, no auditório grená do campus Santa Bárbara d´Oeste, o 1º encontro do ciclo de palestras 2008: “Desafio Ambiental Ribeirão Quilombo – Bacia Hidrográfica e Contexto Regional”, com entrada gratuita e aberto à comunidade, sem necessidade de inscrição prévia. O ribeirão Quilombo é o coração das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

Participam do evento como palestrantes a Dra. Rebeca Purdon, docente do Green Mountain College, em Vermont, USA; Jonas Santa Rosa e Geraldo Antonio Baptista, membros da comissão especial de estudos para recuperação da represa de Salto Grande e Ribeirão Quilombo e Dr. João Moreno, professor da Faculdade de Engenharia, Urbanismo e Arquitetura da Unimep.  O ribeirão Quilombo também é área utilizada em pesquisas de alunos de arquitetura e urbanismo da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba).

AGENDA – O ciclo de palestras será aberto por João Moreno, que apresentará a primeira parte do projeto “Bacia Hidrográfica Convergência de Investigação Científica e Unidade de Gestão Territorial – A Contribuição do Geoprocessamento” e alguns de seus resultados como a análise do processo de ocupação do solo da bacia e o desenvolvimento da análise ambiental e territorial, considerados pelo docente como interessantes do ponto de vista ambiental, além da apresentação de cenários dinâmicos previstos para o local até o ano 2012.

“São desafios de cunho ambiental que marcam a bacia hidrográfica e a do Ribeirão Quilombo”, detalha Moreno, que na reunião também fala de um segundo projeto: “Bacia Hidrográfica do Ribeirão Quilombo: Padrões de Ordenamento Territorial e suas Correlações como Elementos na Construção de Indicadores – Reflexões à Sustentabilidade”, para a recuperação da orla do Ribeirão e que proporá a criação de um parque linear de recuperação ambiental.

Na seqüência, Rebeca Purdon assume a palavra com a palestra “A Participação Pública na Administração dos Recursos Naturais e Sistemas de Água – A Visão Internacional”, em uma participação que fortalece a parceria em andamento entre a universidade e o Green College. O vereador Jonas Santa Rosa e o jornalista Geraldo Antonio Baptista, ambos de Americana, falam sobre a recuperação da represa de Salto Grande e Ribeirão Quilombo.

QUILOMBO EM VÍDEO

No dia 26, às 19h, na Câmara Municipal de Americana, ocorre o lançamento do vídeo Ribeirão Quilombo Marco Zero, um apanhado sobre  a situação do afluente mais poluído do rio Piracicaba. O produtor do trabalho é o engenheiro ambiental André Boaretto, formado pela Unimep.  O vídeo nasceu por iniciativa de um grupo que fez expedições ao longo do ribeirão durante todo ano de 2007.

ANOTE – Ciclo de Palestras 2008 “Desafio Ambiental Ribeirão Quilombo – Bacia Hidrográfica e Contexto Regional”, com os palestrantes João Moreno, Rebeca Purdon, Jonas Santa Rosa e Geraldo Antonio Baptista, 24 de março, às 14h, no auditório grená do campus Santa Bárbara d´Oeste da Unimep (rodovia Santa Bárbara/Iracemapólis, km 1), em Santa Bárbara. Entrada gratuita. Informações pelo tel. (19) 3124-1785.

Última atualização: 17/03/2006