Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Em tempos de crise, "Menos Ódio, Mais Humor" entra em cartaz no CCMW

Em tempos de crise, "Menos Ódio, Mais Humor" entra em cartaz no CCMW

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 18/03/2016 11h00, última modificação 20/03/2017 10h48

O tema não poderia ser mais apropriado para o momento  pelo qual passa o Brasil e o mundo: "Menos Ódio, Mais Humor". Este é o título da exposição de charges e cartuns que fica em cartaz no Centro Cultural Martha Watts entre os dias 1º. de abril e 31 de maio. São obras selecionadas pelo Salão Universitário de Humor da Unimep sobre o tema desde 1992.

A ideia nasceu das reflexões entre a equipe do evento humorístico e do Centro Cultural, dirigido pela professora Joceli Lazier. A reunião dos trabalhos enfoca as contradições da violência ideológica, policial, pessoal, racial, intercultural, entre outras, a partir de trabalhos do acervo histórico do Salão de Humor da Unimep, reunidos durante os mais de 20 anos do evento.

"Como dizia MIllôr Fernandes, nenhum humorista atira para matar". A arte e o humor são potentes e transformadores, afirma o caricaturista e artista plástico Camilo Riani, presidente da Comissão Organizadora do Salão Universitário, ao explicar a proposta da mostra. Confira outras iniciativas do espaço:

INSTITUTO FORMAR

Os 50 anos do Instituto Formar, completados em abril, serão celebrados com a exposição "Meio Século de Oportunidades Construídas", que fica em cartaz na Sala Monet de 4 a 20 de abril. São fotos históricas assinadas por Bolly Vieira, Davi Negri, Justino Lucente, Valnei dos Santos, além de imagens do acervo da entidade.

O Instituto Formar se dedica à formação profissional e integração de jovens ao mundo do trabalho. Fundada como Guarda Mirim, a instituição começou com 15 adolescentes. Hoje atende aproximadamente 570 aprendizes por ano.

MICROSCOPIAS DA ALMA

O artista plástico piracicabano Claudinei Bettiol leva para a Sala Da Vinci a exposição "Microscopias da Alma Universo Orgânico", com curadoria do historiador de arte Fábio San Juan. São 13 trabalhos, pinturas executadas em tinta acrílica sobre tela, além de vídeo.

"O ponto de partida de Bettiol são imagens tomadas ao microscópio, porém, ele não pretende retratar fielmente o mundo celular. O artista usa a metáfora visual da exploração em detalhes da carne, manipula cores, texturas e linhas para manipular os segredos da sua própria alma", explica San Juan.

As pinturas de Bettiol caminham pela proposta de “Obra Aberta”, de Umberto Eco, na qual o espectador completa o sentido da obra com sua própria percepção, experiência de vida ou memórias sensoriais, emocionais, racionais.

LITERATURA

"As Crônicas de Nárnia", de C.S. Lewis, é o tema do Encontro com a Literatura que este mês acontece no dia 20, às 15h30, no miniauditório do Centro Cultural. O evento é realizado pela professora Josiane Maria de Souza, coordenadora do curso de Letras : Língua Portuguesa da Unimep. A entrada é franca e há entrega de certificado.

Inscrições devem ser feitas pelo e-mail ccmw@unimep.br

ESPECIAL

O Centro Cultural Martha Watts terá expediente no sábado, dia 9 de abril, das 10h às 14h, e estará aberto a visitações.

SERVIÇO O Centro Cultural Martha Watts fica na rua Boa Morte, 1257, no Centro. Telefone: (19) 3124-1889. Horário de visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Entrada franca.

Texto: Cristiane Sanches
Fotos: Cibele de M. L. Nascimento