Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Empem apresenta Recital de Piano gratuito hoje

Empem apresenta Recital de Piano gratuito hoje

por serjey.martins1 publicado 28/10/2021 18h07, última modificação 28/10/2021 18h19

A Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle (Empem) realiza hoje, dia 28, às 19h30, o Recital Piano das classes das professoras Luciane Penati e Rosélys Alleoni (foto). A apresentação ocorre na Sala de Concertos Dr. Mahle, na sede da Empem, e a entrada é gratuita. Dos 150 lugares disponíveis com distanciamento social, 50 estão liberados para o público geral que comparecer ao evento.

Estudantes de piano mirins e adolescentes apresentam peças clássicas, folclóricas e populares como: Minha Valsinha (A.Botelho); Miniatura em Jazz (M.Nevim); Asa Branca (L.Gonzaga); Musette (Suzuki); Bidu (G. Gurgel); Uma pequena história (Lichner); A bela e a fera (A. Menken); Pompa e Circunstância (E. Elgar); R.Vandall-Prelúdio nº7 (Chaconne);  Rondo (Mozart); Valsa Só (R.Miranda); Reverie (Debussy) entre outras.

“As audições e recitais fazem parte do processo de aprendizagem dos estudantes da Empem, é o momento de mostrarem para familiares, amigos e público em geral o trabalho que vem sendo desenvolvido durante o ano”, relata a coordenadora pedagógica Monica Santana.

Diferença para a vida

Segundo a professora Rosélys Alleoni, a núsica faz  toda a diferença na vida das pessoas, principalmente  na infância e adolescência: “no processo da aprendizagem de um instrumento musical, estão envolvidos, além da inteligência e do raciocínio, o afetivo e o emocional, que estão sempre fora do currículo escolar. Por meio da Música, é possível ampliar o conhecimento de si e dos outros, lidar melhor com a raiva, tristeza, estresse, experiências traumáticas e desenvolver recursos físicos, cognitivos e emocionais. Desenvolve também a cognição, ajudando em outras disciplinas escolares”.

Para a professora Luciane Penati, dentre as vantagens da formação musical, se encontram o aumento da capacidade de memorização e coordenação motora, melhora da habilidade de gestão de tempo, organização e trabalho em equipe: “são fatores que contribuem imensamente tanto no desempenho escolar como profissional de cada um deles. Procuramos demonstrar aos alunos e seus familiares que tocar um instrumento envolve muito mais do que o domínio de uma habilidade. Proporciona uma série de benefícios importantes para seu desenvolvimento pessoal”.

ANOTE –Recital de Piano da Empem. Dia 28 de outubro, às 19h30, na Sala Dr. Mahle, na sede da Empem (Rua Santa Cruz, 1155, bairro Alto, Piracicaba). Mais informações pelo telefone: (19) 3422-2464.

Texto: Assessoria de Comunicação da Unimep

Fotos: Alessandro Maschio (foto das professoras Luciane e Rosélys) e acervo da coordenação da Empem (foto do aluno Pedro Ducatti à esquerda)

Última atualização: 28/10/2021

registrado em: ,