Empem celebra 67 anos de fundação em concerto comemorativo no sábado, dia 14
A Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle (Empem) celebra 67 anos de fundação com o Concerto Comemorativo. O evento ocorre no sábado, 14, às 19h30, na sede da Empem e tem entrada gratuita e limitada a 300 lugares. No programa, há obras de Schubert, Rachmaninoff, Tchaicovsky, C. Guarnieri, Villa-Lobos e Mahle. Também serão apresentadas sete das Melodias da Cecilia (filha de Ernst e Cidinha Mahle que, no total, produziu cerca de 1.300 melodias) com arranjos para trompa, violino, trompete, violão, contrabaixo, violoncelo e tuba. A execução das obras será feita pela musicista e fundadora da Empem, Cidinha Mahle, professores e ex-alunos da escola. Mais informações podem ser obtidas no (19) 3422-2464.
Cidinha Mahle, em entrevista exclusiva para o Acontece Unimep, conta o segredo da longevidade da instituição: “para nós, o Mahle e eu, foi o fato de termos, desde o início, nos dedicado com muito amor às atividades e aos alunos. No caso dele, especialmente, escrevendo para alunos e acompanhando, ao mesmo tempo, a evolução do aprendizado dos estudantes”.
Ver os 67 anos da Empem, para ela e Ernst Mahle, é uma sensação gratificante. “Não é fácil levar um projeto cultural como o da Empem atravessar todos estes anos. Dificuldades e vitórias sempre surgiram, mas estamos gratos a Deus por podermos estar aqui comemorando”, aponta.
Ela ainda destaca como o ensino musical é importante na vida dos ex-alunos, mesmo que exerçam outras profissões: “a melhora na concentração, companheirismo e a convivência mais feliz com outras pessoas é o melhor exemplo e recomendação para aprender música”.
História da Empem
A Empem foi criada em 9 de março de 1953 com o nome de Escola Livre de Música Pró-Arte de Piracicaba, uma filial da Pró-Arte de São Paulo. Foram seus fundadores, além de Cidinha e Ernst Mahle, o músico alemão e professor do casal Mahle Hans-Joachim Koellreutter, professores, médicos e pessoas ligadas à área cultural da cidade. Mahle assumiu o cargo de diretor artístico, Cidinha assumiu a administração e Koellreutter o cargo de supervisor geral. Em pouco tempo, a filial piracicabana suplantou a matriz de São Paulo em número de alunos matriculados.
Em 1998, durante a gestão do prof. Almir de Souza Maia como reitor da Unimep, a Escola de Música foi incorporada ao Instituto Educacional Piracicabano e, em homenagem ao maestro Mahle, recebeu seu nome atual, Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle. Hoje, a Empem oferece mais de 20 cursos de instrumentos clássicos e populares. Além disso, muitos ex-alunos da escola são músicos reconhecidos na região, no Brasil e no exterior.
ANOTE – Concerto Comemorativo ao 67º aniversário da Empem. Dia 14 de março, sábado, às 19h30, na Sala Dr. Mahle da Empem (Rua Santa Cruz, 1155, bairro Alto – Piracicaba/SP). Entrada gratuita. Informações: (19) 3422-2464 ou (19) 3422-6270.
Texto: Serjey Martins
Foto: acervo Unimep
Última atualização: 09/03/2020