Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Empresários e autoridades visitam o campus Santa Bárbara d´Oeste

Empresários e autoridades visitam o campus Santa Bárbara d´Oeste

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 14/03/2014 07h16, última modificação 26/04/2016 15h51
Um grupo de aproximadamente 30 pessoas, dentre empresários e autoridades políticas dos municípios de Piracicaba e Santa Bárbara d´Oeste visitou o campus Santa Bárbara da Unimep, na manhã de ontem, 13. No encontro, eles conheceram os cursos de graduação e de pós-graduação oferecidos na Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo (Feau), os projetos de pesquisa e as parcerias locais, nacionais e internacionais existentes na universidade, bem como os laboratórios e algumas das atividades acadêmicas. A iniciativa foi promovida pela Reitoria da Unimep, em parceria com o vereador piracicabano Pedro Cruz, com o objetivo de apresentar e aproximar a Unimep de representantes destes segmentos para futuras parcerias.

O evento contou com a presença do reitor da Unimep, o professor Gustavo Jacques Dias Alvim, professores e funcionários da instituição. “Entendemos que a universidade e as empresas têm que se aproximar. Trabalhar e pesquisar juntas. No Brasil, só ultimamente é que tem havido espaço para que esse diálogo se estabeleça. Então trazemos empresários para conhecer a universidade e o potencial que temos, para verificar quais projetos podem ser desenvolvidos em comum”, afirmou. Alvim também apresentou um breve histórico da instituição e do campus Santa Bárbara, atualmente um polo avançado de tecnologia, e informações sobre alguns dos programas e práticas acadêmicas.

Para Lorival Fante Júnior, diretor da Feau, a aproximação da Unimep com empresários e poder público pode resultar em vários benefícios para os universitários. “O evento busca melhorar e ampliar a interação com os representantes políticos e empresários, mas pode se estender com projetos de graduação, mestrado e doutorado e outros cursos de extensão e ações que nossos alunos podem usufruir, tais como estágios”, aponta ele. Dentre esses benefícios está o relacionado à empregabilidade dos alunos, segundo destacou o professor Klaus Schutzer, coordenador do Laboratório de Sistemas Computacionais para Projeto e Manufatura (SCPM). “Piracicaba e Santa Bárbara estão trazendo mais empresas para a região, e com os empresários conhecendo mais a universidade, aumentam as possibilidades de emprego para os nossos alunos”, afirmou.

Também para Jocimar Barban, representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Santa Bárbara, o encontro trará resultados positivos. “O objetivo principal é o de estreitar o relacionamento com a Unimep e dentro da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, temos contato muito próximo com vários empresários dos setores metalúrgico, têxtil e de serviços.”, afirmou ele.

Representando as Indústrias Romi, Rogério Bosco, gerente de relações institucionais e governamentais, afirmou que a mais antiga atuação da Romi com universidades na área de desenvolvimento tecnológico é com a Unimep. “A continuidade dessa parceria é de extrema importância e muito valiosa para nós”, pontuou ele.

Para Nivaldo Silva, diretor do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) de Santa Bárbara d´Oeste, o evento foi “uma oportunidade para conhecer os trabalhos e cursos que a Unimep tem desenvolvido e os trabalhos acadêmicos para possíveis parcerias que possam auxiliar na inovação de  produtos e com a parte empreendedora dos empresários”.

Silva citou a Incubadora de Empresas José João Sans, cuja gestão é exercida pelo docente da Unimep, Renato Luis Garrido Monaro, e possui representantes do Ciesp no comitê gestor. Atualmente, a incubadora atende 11 empresas.

Texto: Angela Rodrigues
Fotos: Bob Calligaris