Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Empresas incubadas em Santa Bárbara são beneficiadas por projetos de alunos e docentes

por Angela Rodrigues publicado 20/08/2019 05h00, última modificação 20/08/2019 15h21

Alunos e docentes dos cursos de negócios internacionais e engenharia de alimentos da Unimep desenvolveram dois projetos, no último semestre, em parceria com a Incubadora “José João Sans”, localizada em Santa Bárbara d’Oeste.

Responsável por oferecer apoio estratégico às pequenas empresas durante os primeiros anos de existência, a incubadora está ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Santa Bárbara d’Oeste e desde 2011, conta com a parceria com alunos e docentes da Unimep para a realização e coordenação dos trabalhos realizados no local.  Além disso, o espaço conta com o docente da área de engenharias e arquitetura e urbanismo da universidade, Daniel Monaro, como gestor.

Atualmente, oito empresas são incubadas: Chintec, IMBB, Granquímica, Trefiart, Chocolatec, DWF, DWTS e Criativo Stiq. Para o gestor, Daniel Monaro, o envolvimento dos alunos favorece atualizações e melhorias nas empresas envolvidas.

NEGÓCIOS INTERNACIONAIS – Para planejar a exportação de produtos para empresas incubadas, os alunos do 5º semestre de negócios internacionais desenvolveram plano na disciplina de projetos aplicados, sob orientação da professora Regina Celia Faria Simões. A parceria é inédita, e reuniu a participação de 25 estudantes que atenderam as empresas: Chocolatec, Criativo Stiq, Trefiart, DWF e Granquímica.

“Os alunos despertam o interesse do empresário, com um projeto real e gratuito. Ao final, todos apresentam os resultados na Mostra Acadêmica”, afirma a professora Regina.

Para Lara Aguiar, que atendeu a Chocolatec, a oportunidade foi gratificante uma vez que as empresas exploram novos potenciais. Já Luan Hyppolito, 19, que atendeu a empresa Trefiart apontou que “a atividade nos força a encarar desafios reais. Podemos desenvolver soluções que, possivelmente, serão usadas no futuro”.

ENGENHARIA DE ALIMENTOS – Já um grupo de 10 alunos de engenharia de alimentos realizaram o projeto de tratamento de resíduos agroindustriais, ao observar características da produção da Chocolatec, empresa do professor Valter Luís Zuliani Stroppa. Os estudantes perceberam aspectos ambientais e os resíduos da produção com orientação do professor Daniel Luis Garrido Monaro.

A ação foi vinculada à disciplina de tratamento de resíduos na indústria de alimentos. Para Larissa Venina dos Santos Silva, 21, a oportunidade permitiu conhecer pela primeira vez uma empresa incubada. “O professor explicou o processo de fabricação, armazenamento e como se molda o chocolate. A intenção é identificar resíduos gerados e como são classificados, para dar fins apropriados”.

A Incubadora de Empresas “José João Sans” está localizada em Santa Bárbara d’Oeste na rua Tupis, 1.633, bairro Jardim São Francisco. O contato é o (19) 3455-1040.

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa Unimep
Fotos: banco de imagens