Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Enade: enfermagem e farmácia recebem conceito 4 do MEC

Enade: enfermagem e farmácia recebem conceito 4 do MEC

por Angela Rodrigues publicado 26/09/2017 02h00, última modificação 26/09/2017 17h08

Quatro cursos da Faculdade de Ciências da Saúde (Facis) da Unimep estão, novamente, bem posicionados em um dos principais rankings de avaliação de cursos superiores do país. As graduações de enfermagem e farmácia da Unimep receberam a nota 4, enquanto educação física e fisioterapia obtiveram a nota 3, no conceito Enade, indicador de qualidade que avalia os cursos por intermédio dos desempenhos dos estudantes concluintes dos cursos de graduação. O conceito é um dos dois indicadores de qualidade da educação superior que tiveram os resultados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do MEC, no último dia 1º de setembro.

Para atribuir as notas dos indicadores de qualidade da educação superior, a equipe do Inep avaliou 4.300 cursos de 997 instituições de ensino superior localizadas em mais de 900 municípios de todo o país. Saúde, ciências agrárias e áreas relacionadas foram as grandes áreas de conhecimentos definidas para os cursos de bacharelados e licenciaturas que participaram do ciclo avaliativo dessa edição do exame. Já para os cursos tecnológicos, as áreas de conhecimento definidas para a avaliação nesse ciclo foram: ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e segurança.

“O resultado é muito positivo e fundamental para dar visibilidade aos cursos e mostrar o diferencial dos profissionais formados pela Unimep, que prima pela formação técnica e científica, aliada à conduta ética e moral tão necessária para os profissionais da área da saúde. Esse resultado, aliado a outros indicadores de qualidade, no mostra que estamos no caminho certo de uma educação cidadã, formando profissionais preparados para a exigência da sociedade”, afirma a profª Leda Rodrigues de Assis Favetta, diretora da Faculdade de Ciências da Saúde (Facis) da Unimep. Ela acrescenta que nem todos os cursos da Faculdade de Ciências da Saúde (Facis) participaram do Enade no ano passado, como os cursos de ciências biológicas (licenciatura e bacharelado) e educação física (licenciatura).

Para a coordenadora do curso de farmácia da Unimep, a profª Patrícia Corrêa Dias, o conceito 4 no Enade confirma o trabalho responsável e qualificado de professores, alunos e funcionários d graduação. “O curso é totalmente alinhado às exigências legais da educação farmacêutica, como as Diretrizes Curriculares Nacionais e, também, a todas as tendências e inovações do mercado de trabalho. É muito gratificante para todos nós obter um resultado tão positivo no principal processo de avaliação de cursos superiores realizado no Brasil”, afirma ela.

INDICADOR DE QUALIDADE – IDD

Além do conceito Enade, o Inep também divulgou o resultado do indicador de diferença entre os desempenhos observado e esperado (IDD). O IDD é um indicador de qualidade que examina o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Enem. O IDD é calculado desde a primeira edição do Enade, em 2004.

Nesse indicador, o curso de enfermagem da Unimep alcançou a nota 5, enquanto as graduações farmácia, educação física, fisioterapia, nutrição e odontologia receberam a nota 3.

Para esse ano, a equipe do Inep apresentou novidades em relação à avaliação dos indicadores. Uma delas é que o IDD voltou a ser divulgado separadamente como um indicador de qualidade. Anteriormente, o IDD era apresentado como componente do conceito preliminar de curso (CPC). Outra novidade é que o processo de divulgação dos indicadores passa a ser dividido em duas etapas. A primeira, ocorrida agora em setembro, divulgou os resultados do conceito Enade e do IDD, enquanto a segunda, com os resultados do CPC e do IGC das instituições terá a divulgação à comunidade a partir do dia 10 de novembro.

Texto: Angela Rodrigues
Edição: Celiana Perina