Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Encontro de docentes e coordenadores com reitor, prof. Ismael Valentin, inicia programação acadêmica do 1º semestre

por Angela Rodrigues publicado 02/01/2023 05h00, última modificação 02/02/2023 21h06

Docentes e coordenadores de cursos de graduação da Unimep participaram no último dia 31, de acolhida e encontro com o reitor da universidade, o professor Ismael Forte Valentin, e equipe diretiva da instituição.
O encontro teve como tema Planejamento 2023 e ocorreu no Salão Nobre do campus Centro. Na oportunidade, os professores também puderam conhecer mais detalhes e esclarecer dúvidas sobre o processo de transferência dos cursos de graduação do campus Taquaral para o campus Centro.

Juntamente com o reitor, participaram da reunião a pastora Márcia Célia Pereira, a coordenadora da Pastoral Escolar e Universitária; Michael Adorno, coordenador administrativo; prof. Josué Adam Lazier, coordenador da Avaliação Institucional e diretor de Extensão e Cultura; a professora Marlene Moreno, diretora de Graduação e de Pós-Graduação e Pesquisa; e a professora Renata Helena da Silva Bueno, diretora de Relação Institucionais e Coordenadora Nacional Jurídica para a Educação Metodista. Esteve presente também a professora Joselene Henriques Rodrigues, diretora do Colégio Piracicabano.

ENCONTRO – O encontro teve início com a acolhida da pastora Márcia Pereira, coordenadora da Pastoral Universitária. Em sua fala, a pastora destacou a palavra reconstrução e trouxe a história do profeta Neemias, nomeado governador de Jerusalém e responsável por reconstruir os muros da cidade. A pastora utilizou a história do profeta como alusão ao atual momento vivido na universidade, o de reconstrução e retomada.

Na sequência, o professor Ismael Valentin deu as boas-vindas a todos os docentes e detalhou os motivos que definiram a decisão de transferir os cursos de graduação do campus Taquaral para o campus Centro da universidade. “Não há palavras para descrever como foi a resolução e a decisão de desativar o campus Taquaral. Mas essa decisão foi tomada para que a instituição continue com o seu projeto acadêmico educacional. Para que a Unimep continue a oferecer os cursos de graduação. Essa foi a principal razão”, afirmou o professor.

O reitor acrescentou também que o cenário é desafiador, mas que a Unimep tem grandes e excelentes oportunidades e condições de reassumir o protagonismo local e regional no segmento universitário e educacional. “Estou esperançoso, otimista e confiante”, afirmou o reitor.

Após a fala do reitor, o coordenador administrativo Michael Adorno compartilhou parte das atividades e demandas administrativas realizadas para efetivar a transferência dos cursos e laboratórios. “Nossas equipes estão empenhadas para que todos os espaços estejam prontos para recebermos os alunos no dia 13 de fevereiro, data de início das aulas”, apontou ele.

Em seguida, a professora Marlene Moreno cumprimentou os presentes e agradeceu o envolvimento de todos os professores no processo de transferência dos cursos. “Visitei sala por sala do campus Centro e vi que os espaços estão sendo revitalizados para receber todos os estudantes. Em relação à área acadêmica e à realização das pesquisas científicas, nada foi alterado. Continuamos com o mesmo número de bolsas oferecidas no semestre para os alunos realizarem suas pesquisas de Iniciação Científica. Estou muito otimista; faremos o que for necessário para seguirmos em frente”, afirmou a professora Marlene.

O professor Josué Lazier também compartilhou, em seguida, informações específicas sobre as áreas da Extensão e processos da Avaliação Institucional, setores quais coordena. Ele apontou que vivemos novo momento em relação à área de extensão no país, integrada ao projeto pedagógico e que deve completar 10% da carga horária dos cursos de graduação. Ele destacou que, com a vinda dos cursos ao Campus Centro, os alunos participantes dos projetos de extensão terão a sua logística facilitada. “Também, poderemos firmar novas parcerias que temos em vista. Aqui no campus Centro, os estudantes que desenvolvem os projetos de extensão, semanalmente, poderão se locomover e chegar aos ambientes onde realizam seus estudos e atendimentos com mais agilidade e rapidez. Do ponto de vista da localização, a transferência tem sido muito positiva”, afirmou o prof. Josué.

Ao final, a professora Renata Bueno reforçou a necessidade de acolhimento aos alunos que vão iniciar e aos que vão retomar as aulas no próximo dia 13, data de início das aulas.

Após a fala de todos os componentes, ocorreu o momento de perguntas e diálogo com os docentes sobre a transferência para o campus Centro e outros processos acadêmicos previstos no semestre.

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa Unimep
Fotos: Rober Caprecci/Laboratório de Comunicação Unimep