Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Entrevista abre série sobre cursos da FGN

Entrevista abre série sobre cursos da FGN

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 13/03/2013 08h21, última modificação 26/04/2016 15h49

A Faculdade de Gestão e Negócios (FGN) está particularmente vinculada à história da Unimep. Foi a partir da criação, no ano de 1964, dos cursos ciências econômicas, ciências contábeis e administração, vinculados à FGN, que teve início o oferecimento de cursos de ensino superior na instituição. Atualmente, a FGN oferece cinco cursos de graduação e oito graduações tecnológicas. Também conta com distintos cursos de especialização, além de oferecer os cursos de mestrado e doutorado em administração. Para destacar os diferenciais das graduações e dos tecnólogos, tem início nesta quarta-feira, 13, a série de reportagens Gestores em Ação. Nela, internautas, unimepianos e outros interessados poderão conhecer mais sobre os cursos que compõem a FGN, o campo de atuação e informações relacionadas ao mercado de trabalho das opções dessa área. Os textos, com fotos, serão divulgados sempre às quartas-feiras.

Para abrir a série, o Acontece apresenta uma entrevista com o diretor da FGN, o professor Dorgival Henrique, sobre a área e seus diferenciais. Acompanhe os melhores trechos:

Acontece – Considerando o cenário atual de Piracicaba e região, como está a procura por cursos na área de gestão e negócios?

Prof. Dorgival Henrique – A FGN vem crescendo e posicionando-se muito bem. O cenário é um cenário nacional de crescimento e de busca por maior qualificação, tanto em função do processo de aquecimento e da economia regional, particularmente da economia de Piracicaba, quanto em função do aquecimento ocorrido nos últimos anos na economia nacional.

Acontece – Dentre os cursos da FGN, quais são os que mais exigem profissionais atualmente e os motivos dessas demandas?

Prof. Dorgival – Na FGN, temos opções de graduação, graduação tecnológica, de cursos de especialização (MBAs), além do programa de mestrado profissional e de doutorado em administração. Atualmente, é esse complexo que representa a FGN. Diria que o mercado toma a administração como uma das profissões mais solicitadas. Só que se observa no século 21, o crescimento também das ciências contábeis, que é um curso bastante conceituado nos EUA e a consolidação do curso de economia. Além deles, cresce em Piracicaba, a partir do ano 2000, e cada vez mais, a questão do comércio internacional, das exportações e importações, que se refletem na procura por cursos como negócios internacionais e relações internacionais.

Acontece – Quais são os principais diferenciais da FGN?

Prof. Dorgival – Acho que, em primeiro lugar, nós trabalhamos em uma universidade, a Unimep, que tem um caráter fundamentalmente público. A universidade é privada, confessional, mas tem um espírito público muito grande, e aqui a vida universitária é regida por seus instrumentos legais, por estatutos e regimentos. Como é sabido, esse espírito público democrático está presente na Unimep desde há muito. Esse é um diferencial muito grande. Outro se refere aos projetos pedagógicos dos cursos, que se propõem a formar o estudante, não apenas para uma profissão, mas também para o processo de construção da cidadania. Além disso, há a capacitação docente, que é fundamental. Atualmente, 95% dos docentes tem titulação de mestre ou doutor. Isso é um diferencial muito grande.

Acontece – Quais são as principais mudanças na área de gestão e negócios e como elas refletem na educação dos cursos superiores?

Prof. Dorgival – Os cursos da FGN contam com diretrizes curriculares, conforme os respectivos conselhos, que trabalham junto com o MEC. Nesse sentido, os cursos estão em processo de alteração visando as novas diretrizes curriculares. Mas as exigências incluem também conhecimentos mínimos de empreendedorismo no sentido de que não basta formar apenas pessoas para trabalhar nas empresas, mas que possam também constituir seu próprio negócio. Há a responsabilidade social, que é um diferencial para enfrentar os novos tempos, e a questão da sustentabilidade também. Não dá para enfrentarmos os próximos anos sem considerarmos essas áreas no currículo.

Acontece – Quantos alunos aproximadamente estudam na FGN atualmente?

Prof. Dorgival – Atualmente, temos aproximadamente três mil alunos nos cursos de graduação e de pós-graduação (especializações, mestrado e doutorado em administração) da FGN.

Texto: Angela Rodrigues
: Fábio Mendes