Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Equipe da Unimep viaja rumo ao PE dentro das atividades do Rondon

Equipe da Unimep viaja rumo ao PE dentro das atividades do Rondon

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 14/07/2014 08h13, última modificação 26/04/2016 15h51

A participação voluntária de estudantes universitários que contribuem com o desenvolvimento sustentável e com o bem-estar de comunidades carentes do Brasil levam anualmente alunos da Unimep à participar do Projeto Rondon - Operação Guararapes. A equipe da universidade viaja nesta quinta-feira, 17, rumo ao município de  Jurema, em Pernambuco.

Ao longo desta jornada, os alunos da instituição desenvolvem, em conjunto com a equipe da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), atividades relacionadas às áreas de comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia, produção e trabalho.

Os professores Victor Augusto Forti, da Faculdade de Ciências Exatas e da Natureza (Facen), e Cibele Perina Aguiar, docente da Faculdade de Ciências Humanas (FCH) e coordenadora da equipe da Unimep, irão acompanhar os estudantes.

Rondonistas

A equipe de estudantes rondonistas da Unimep é composta por mulheres. São elas: Cristiele Araújo dos Santos, aluna do 4º semestre de música licenciatura; Danielle Rodrigues Assumpção, do 5º semestre do curso de psicologia; Isabella Martins, do 9º semestre de fisioterapia; Karla Oliveira, estudante do 7º semestre de pedagogia; Mariana Raquel Castro de Francisco, do 5º semestre do curso de farmácia; Marilia Cezarino, do 5º semestre de educação física; Paula Sogabe, aluna do 7º semestre de fisioterapia; e de Robertha Prestes, do 9º semestre do curso de direito.

Além delas, também integra o grupo a estudante Nathalia David dos Santos, do 7º semestre do curso de nutrição. Ela participará da Ação Cívico-Social (Aciso) e prestará atendimento às comunidades ribeirinhas da Ilha do Marajó.

Para a coordenadora de projetos de extensão do Nepep, professora Márcia Aparecida Vieira, o Projeto Rondon é uma importante experiência por permitir aos estudantes atuar em comunidade com cultura e realidade distintas.

“No diálogo com a comunidade externa é possível estabelecer a interação dialógica entre os saberes acadêmicos e os saberes populares, tendo como consequência a elaboração de novos saberes, relevantes para a academia e para a comunidade, um saber resultante da interação entre as demandas da realidade social e os conhecimentos acadêmico e popular”, destaca Márcia.

Texto: Jéssica Rodrigues
Edição/coordenação: Celiana Perina