Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Equipe gestora fala sobre a reestruturação, projetos e desafios institucionais em Fórum em Defesa da Unimep

Equipe gestora fala sobre a reestruturação, projetos e desafios institucionais em Fórum em Defesa da Unimep

por Angela Rodrigues publicado 07/03/2021 05h00, última modificação 08/03/2021 15h21

A equipe gestora da Educação Metodista, representada pela profª Adriana Barroso de Azevedo, coordenadora nacional de Educação; pelo reitor da Unimep e diretor-geral da Educação Metodista, professor Ismael Forte Valentin, e distintos diretores da universidade participaram na tarde dessa quarta-feira, dia 3, de encontro virtual que marcou a retomada do Fórum em Defesa da Unimep. 

A iniciativa foi realizada pela Câmara de Vereadores de Piracicaba, a partir de requerimento aprovado e apresentado pela Comissão de Educação, Esportes, Cultura, Ciência e Tecnologia. A comissão é formada pela vereadora Rai de Almeida (PT), que atua como presidente, e pelos vereadores Thiago Ribeiro (PSC), relator, e Zezinho Pereira (DEM), membro.  

Além da equipe gestora, também participaram do encontro docentes e ex-docentes da Unimep, representantes da Igreja Metodista, como o pastor Antônio Augusto de Souza; a presidente do Sindicato dos Professores (Sinpro) de Campinas, a profª Conceição Fornasari, representantes de vereadores e demais autoridades convidadas. 

O objetivo do Fórum em Defesa da Unimep  é observar, em todas as suas atividades e programas, os dispositivos legais no âmbito federal, estadual e municipal. Para isso, contará com o apoio da Câmara de Vereadores de Piracicaba, por meio de todos os seus departamentos. 

Ao longo do Fórum em Defesa da Unimep, realizado em formato on-line, os participantes tiveram momentos de fala intermediados pela vereadora Rai, em que puderam destacar, fazer perguntas e solicitar esclarecimentos sobre as recentes ações e decisões relacionadas à reestruturação da Unimep, bem como os impactos causados aos alunos, docentes, funcionários e comunidade. 

Debate – Dentre os principais temas de debate mencionados no Fórum, estiveram a supressão de turmas de graduação, a situação financeira da universidade, o restabelecimento de diálogo com docentes e ex-docentes e alternativas para a recuperação da credibilidade da Unimep. 

“Estamos todos unidos e temos o desafio de participarmos de um grupo de transição, para um novo futuro, para criar novas perspectivas, estratégias e projetos que possam de modo muito claro, reerguer as nossas instituições de ensino. É um processo de reconstrução das unidades”, afirmou a professora Adriana. 

O reitor da Unimep, prof. Ismael afirmou que toda a equipe gestora está disponível para eventuais esclarecimentos e questionamentos sobre o processo de reestruturação. “Assumimos a liderança dessa nova equipe gestora, em dezembro de 2020, num momento bastante tumultuado e com acúmulo de problemas de gestões anteriores. Temos muitos desafios pela frente, como as demandas trabalhistas, que estão sendo trabalhadas e analisadas por especialistas e juristas. Essas são questões que nos afetam e nos incomodam também porque são nossos colegas de trabalho, companheiros de aulas e projetos. Já especificamente sobre a supressão de turmas, diante do cenário econômico-financeiro da instituição, fomos convencidos que precisávamos fazer algo agora para podermos manter a universidade”, afirmou o reitor. 

Também em relação as turmas suprimidas, ele afirmou que os números apontaram uma necessidade de reestruturação institucional para focar na sustentabilidade financeira e na retomada do crescimento da Universidade em um futuro próximo. Enfatizou que os alunos concluintes poderão encerrar as pendências acadêmicas. “Estamos trabalhando com as coordenações, em busca de soluções, para que eles continuem conosco”, afirmou o prof. Ismael. 

O reitor mencionou ainda que o campus Santa Bárbara d´Oeste da Unimep permanece aberto para que os alunos possam concluir atividades e pendências acadêmicas. No local, funciona atualmente o Hospital de Campanha, ligado à Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste, para atender pacientes e pessoas em tratamento com a Covid-19. 

Após a fala de participantes distintos do Fórum, a equipe gestora mencionou projetos que estão em análise e em andamento para a retomada de crescimento da Unimep.

Sobre esses novos projetos, Valentin destacou “a manutenção e fortalecimentos dos cursos da Unimep, a revisão do portfólio, a revisão dos projetos pedagógicos das graduações, os investimentos na  infraestrutura física e para a recuperação de espaços físicos e tecnológicos existentes nas unidades, além da retomada de projetos de extensão, especialmente em atenção à sociedade”. 

Ao final, o reitor convidou o grupo à frente do Fórum de Defesa a visitar o campus Taquaral,  e os espaços da unidade e participar de novo encontro com a equipe gestora.  

“Autonomia é o valor que mais prezamos e queremos devolver essa autonomia à Unimep, mas de modo que a instituição consiga se sustentar. Estamos reestruturando uma nova Unimep, com os seus valores e riquezas locais”, afirmou a professora Adriana. 


 

Texto: Assessoria de Comunicação UNimep
Fotos: acervo Unimep
Última atualização: 05.03.2021