Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Escola de Inverno aproxima alunos do ensino médio da área de química

Escola de Inverno aproxima alunos do ensino médio da área de química

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 25/06/2014 09h18, última modificação 26/04/2016 15h51

Despertar o interesse de alunos do ensino médio em aprender e ter prazer ao conhecer a química são algumas das propostas da Escola de Inverno em Química da Unimep. Este ano, a iniciativa chega à 4ª edição com tema escolhido pelos próprios participantes de 2013: O Estranho, O Extraordinário, O Bizarro: a Investigação de Fenômenos Químicos, Estranhos e Curiosos. O evento conta com diversas atividades teórico-experimentais e ocorre entre os dias 30 de julho e 1º de agosto, das 13h30 às 17h30, no campus Taquaral. Os interessados em participar devem se inscrever até dia 11 de julho por meio do  www.unimep.br/universidade/institucional/site/escolasdequimica

O organizador do evento, e também coordenador do curso de química-licenciatura da Unimep, prof. James Rogado (foto), explica o tema escolhido pelos participantes do último ano. “A intenção é estudar algumas reações químicas “estranhas” e que, de tão estranhas, são extraordinárias e mesmo bizarras. São reações de alto impacto visual, olfativo e auditivo, mas que trazem muitas possibilidades para o estudo de conceitos químicos fundamentais”.

A iniciativa dá oportunidade a alunos do último ano do ensino médio a participar de atividades teóricas e experimentais, despertando o talento e a vocação destes estudantes que, muitas vezes, acabam por continuar nesta área, como o estudante Guilherme Victor dos Santos, que cursa o 1º semestre de química licenciatura da Unimep.

“Acredito que o método de ensinar, as palavras, os modelos que usamos nas nossas aulas, me incentivaram a fazer o curso de química; o carisma do professor James também ajudou. Não temos muitas oportunidades de aprender algo que nos leve à carreira científica, até mesmo ensinar química; por isso, acredito que essas iniciativas ajudam as pessoas a escolher algo que elas possam gostar”, destaca.

Já Amanda Soares, do 3º semestre de química e ex-participante da Escola, conta que frequentou de uma das edições do Decatlo Acadêmico da Unimep, e que a partir desta experiência, decidiu iniciar um curso técnico.

“Muitas vezes no ensino médio o aluno não tem contato com a verdadeira química. A matéria ensinada pelo professor contém somente cálculos e conteúdos que tornam a aula cansativa. Além disso, as mídias divulgam informações equivocadas que passam uma imagem negativa da disciplina.  A Escola de Inverno é um meio de mostrar, na prática, como a química  realmente é, por meio de conceitos e experimentos que futuramente vão formar o aluno como cidadão, para que ele tome suas próprias decisões”, afirma.

Segundo o docente Rogado, a Escola de Inverno oferece atividades que possibilitam desmistificar a química. \"Quem sabe, adiante, alguns dos participantes não estarão conosco como estudantes de química licenciatura, bolsistas de iniciação científica, bolsistas de extensão, pós-graduandos, mestrandos e doutorandos. E como doutores em nossa área estarão contribuindo para a melhoria da educação e da qualidade de vida de nossa comunidade”, conta.

ANOTE – 4º Escola de Inverno em Química da Unimep. De 30 de julho a 1º de agosto, das 13h30 às 17h30 no campus Taquaral. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas até o dia 11 de julho no www.unimep.br/universidade/institucional/site/escolasdequimica

Texto: Jéssica Rodrigues
Fotos: Fábio Mendes