Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Escola de Inverno em Química abre inscrições

Escola de Inverno em Química abre inscrições

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 12/06/2013 11h58, última modificação 26/04/2016 15h50
Estão abertas as inscrições para a 3ª Escola de Inverno em Química da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), destinada a alunos do último ano do ensino médio de escolas públicas e privadas. Nesta edição, o programa traz como tema “A Química e a Elucidação dos Crimes – Química Forense” e visa atender estudantes interessados na área de química e educação química. A iniciativa é gratuita e será promovida no período de 29 de julho a 2 de agosto, das 14h às 17h, no campus Taquaral da Unimep. O primeiro encontro acontece no Anfiteatro do bloco 7, também nocampus  Taquaral. Os interessados devem se inscrever até o dia 10 de julho pelo link  www.unimep.br/universidade/institucional/site/escolasdequimica, no item contato.

“O tema proposto pelo curso é relevante, atual e provocante junto ao nosso público. Nós temos desenvolvido atividades nessa linha há algum tempo em ações de pesquisa e extensão, tornando o tema ainda mais importante e necessário, frente aos objetivos da Escola de Inverno”, conta o coordenador da iniciativa e do curso de química-licenciatura da Unimep, o professor James Rogado (foto). O programa abordará questões como “Fundamentos da Elucidação de Crimes”, “Boas Práticas e Segurança Laboratorial”, “Identificação de Manchas de Sangue”, “Identificação de Impressões Digitais”, “Análise de Resíduos de Disparos de Arma de Fogo” e “Anatomia de um Crime”. Parte das disciplinas será desenvolvida nos laboratórios de química da universidade.

Trajetória – A Escola de Inverno surgiu em 2011, a partir da promoção do Decatlo (projeto de extensão que envolve o curso de química-licenciatura e estudantes do ensino médio de escolas públicas) e as comemorações do Ano Internacional da Química. Em sua primeira edição, o curso recebeu cerca de 50 estudantes vindos de aproximadamente de dez municípios da região de Piracicaba. Já em 2012, esse número duplicou, com a presença de 100 estudantes na iniciativa. “Neste ano, prevemos ampliar a participação em quantidade e aprimorar ainda mais a qualidade do evento, envolvendo os estudantes e professores do curso com os participantes. E que surja o prazer em conhecer e desenvolver atividades em química e educação química, estimulando o interesse pela licenciatura e pela área científica da mesma”, aponta Rogado.

ANOTE – Escola de Inverno em Química da Unimep. Inscrições até o dia 10 de julho pelo link www.unimep.br/universidade/institucional/site/escolasdequimica, no item contato. Datas: 29 de julho a 2 de agosto, das 14h às 17h, no campus Taquaral da Unimep (rodovia do Açúcar, km 156, Piracicaba). As inscrições são gratuitas e abertas a estudantes da 3ª série do ensino médio de escolas públicas e privadas. Será emitido certificado de participação. Informações: (19) 3124-1561.

Texto: Larissa Molina
Fotos: Fábio Mendes